3/9/24

Abstracts for GIRAS _ by Gonçalo Furtado

BIO Gonçalo Furtado é licenciado em Arquitectura pela Universidade do Porto, Mestre pela Universidad Politéecnica da Catalunha e doutorado pela University Collge of London. Autor ou coeditor de livros como: “Notes on the space of digital technique. (Mimesis, 2002); “…Unpredictable flesh” (Mimesis, 2004); “Off fórum: Postindustrial global city and repressed marginal design discourses”. (EA-PEI, 2004); “Behind the pencil: Or the construction of the critical project” (EA-PEI, 2005); “Interferências: Conformação implementação e futuro da cultura digital” (EA, 2005); “Architecure: Body and machine” (FAUP publicações, 2006); “Generator and Beyond” (Semear Palavras, 2008); “Cedric Price’s generator and the Frazers’ collection” (FAUP, 2008); “Gordon Pask on science and art” (FAUP, 2009); “Pask’s encounters: From childhood curiosity to the envisioning of an evolving environment: Exchanges between cybernetics and architecture“ (Echoarum, 2010); A sobrevivência da cidade pós-industrial: Reds fluxos, bits e criatividade” (CIAMh, 2021); “América” (APBC, 2022); “Ensaio sobre escalas infinitas” (Textiverso, 2023); “Escola do Porto: Notas dispersas” (Texto i verso, 2023); “Na arquitectura portuguesa e escola do Porto” (Texti verso, 2024); “Trajectos: Pensamento em arquitectura” (CIAMH, 2024)./ ABSTRACT 1 Escola do Porto, cidade, disciplina e ensino A disciplina da arquitectura possui uma história coincidente com a do homem. A sua evidência, de providenciando abrigo ao homem, expressa-se materialmente nas nossas cidades e construções. E o seu significado, expressa-se nas várias visões de “Mundo” que foi providenciando ao homem para se posicionar. Já o ensino da arquitectura é objecto de uma história, que vais dos Ateliers de mestres, ás Escola de Belas Artes e destas á integração de faculdades num ensino universitário. A presente apresentação foca especificamente o ensino da arquitectura na Escola do Porto, Portugal, num período pertencente ao século XX. A abordagem contempla o desenvolvimento urbano da cidade em que a escola se insere, a condição da disciplina da Arquitectura nacional, bem como a condição do ensino da arquitectura na predita escola no período em causa. São precisados cronologicamente, os principais marcos e protagonistas – desde planos urbanos surgidos a às construções mais significativas, de revistas a eventos da comunidade disciplinar, de momentos no ensino a sequência de factos marcantes nesse momento e para o futuro. Em termos mais gerais, a apresentação em paper, pretende contribuir para o conhecimento na área em apreço, e em termos gerais para a cultura pedagogia arquitectónica./ ABSTRACT 2 Escalas infinitas A presente apresentação, baseia-se no meu livro “Ensaio sobre escalas infinitas” (FURTADO, 2023) onde se concentram ideias desenvolvidas na primeira década do nosso século XX, em torno á apropriação pela Arquitectura das tecnologias e biotecnologias. Como aí referi “Se alguma noção caracterizou a segunda metade do século transacto foi a de “transitoriedade”. Após a descrença na ideia moderna de progresso linear, a estrutura da pósmodernidade , favorável à ritualização de um pensamento não-linear, foi construído. A cultura pós-moderna avançou novos pensamentos híbridos a-hierárquicos, a economia produtiva agilizou-se para o contexto pós-industrial global, a ciência concebeu novas tecnologias para superar o abalo da lógica causa-efeito, etc. A cultura digital é particularmente marcada por este dinamismo. Tal resulta na consciência e inevitabilidade de conceptualização da “incerteza”, a qual continua a pautar a realidade contemporânea nas suas várias escalas. Com base no referido, o presente texto visa avançar uma série de considerações sobre espaço e cultura, entendendo-as como mera cristalização provisória de ideias que vêm evoluindo desde 1999”. Prevemos ainda, a titulo de enquadramento - mais do que focar programas, softwares ou afins concretos - tecer outras considerações, designadamente: “Notas sobre o espaço da técnica digital” (FURTADO, 2000) versando impactos TIC ao nível da cidade, construção e cidade; etc./

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