writings on architecture, design and cultural studies (incl. cedric price, gordon pask and many other stuff)
2/8/24
TRAJECTOS: PENSAMENTO EM ARQUITECTURA (NOVO LIVRO POR GONÇALO FURTADO)
TRAJECTOS: PENSAMENTO EM ARQUITECTURA./
ÍNDICE. /
■ PARTE 1 - INTRODUÇÃO: PROJECTO CRÍTICO./
1.1 - A construção do Projeto crítico./
1.2 - A Modernidade./
1.3 - A escrita da Modernidade./
1.4 - O pós-guerra./
1.5 - A potência crítico-política do Moderno./
1.6 - A potência crítica no pós-guerra./
1.7 - A Pós-modernidade./
1.8 - A escrita na Pós-modernidade./
1.9 - O Projeto crítico na actual Modernidade-pós./
1.10 - Na ponta de trás do lápis./
Bibliografia./
■ PARTE 2 - TRAJECTOS DO PENSAMENTO EM ARQUITECTURA./
Apontamento intercalar./
TEORIA EM ARQUITECTURA./
2.1. Palavras e construções./
Apontamento intercalar./
2.2. Prescrição e indagação./
2.3. Continuação./
PROJECTO E PENSAMENTO MODERNO./
2.4. Génese de uma episteme./
2.5. Teoria instrumental./
2.6. ‘Revolução ou arquitectura’./
Debate em Portugal nas décadas de 1910-30s e 1930-40s./
Apontamento intercalar./
2.7. Historiografia moderna./
PROJECTO E PENSAMENTO NO PÓS-GUERRA./
Apontamento intercalar./
Crítica e influências/
2.8. Reconstrução e crise./
2.9. Percepção e recepção da arquitectura./
Novos objectivos./
Apontamento intercalar./
2.10. Debate em Portugal na década de 1950s e na década de 1960s./
2.11. Orientações e mediatização./
Apontamento intercalar./
2.12. O activismo crítico./
2.13. Linguagem e estrutura./
2.14. Estrutura e forma./
2.15. Autonomia e convenções./
PROJECTO E PENSAMENTO PÓS-MODERNO./
2.16. Citação e permeabilidade./
2.17. Micronarrativas vs espectáculo./
2.18. Confronto e resistência./
2.19. Debate em Portugal na década de 1970s./
E na Debates teóricos em Portugal na década de 1980s./
Apontamento intercalar./
2.20. Interpretação e exterioridade./
Tensão e transgressão./
PROJECTO E PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO/
Apontamento intercalar./
2.21. Transitoriedade./
2.22. Desfragmentação./
A performance do Projecto crítico na Pós-modernidade contemporânea./
Apontamento intercalar./
2.23. Experiências recentes./
Projecto crítico./
Debate em Portugal nas décadas de 1990s e de 2000s./
2.24. Desafios./
■ PARTE 3 - ANEXOS/
ANEXO 3.1 (TEÓRICA)./
3.1. A Teoria na Escola./
3.1.2. planos de estudo e reformas na escola do Porto./
3.1.3 A Teoria (Ficha)./
3.1.4. Teoria (Continuação)./
3.1.5. A Teoria (Programa teórico)./
ANEXO 3.2 (PRÁTICA)./
3.2.1. Teoria (ensino no presente)./
3.2.2. Exercícios (1 e 2)./
ANEXO 3.3 (TEXTOS DE APOIO)./
3.3.1. Arquitectura e Investigação./
3.3.2. Posters./
3.3.3. Plano de desenvolvimento./
3.3.4. Redação de Ensaios./
3.3.5. Referenciação./
3.3.6. Formatação e faseamento./
ANEXO 3.4 (DEFINIÇÕES BASE)./
3.4.1. Moderno./
3.4.2. Pós-moderno./
ANEXO 3.5 (EVENTOS)./
3.5.1. Aulas Abertas./
3.5.2. Exposições.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment