writings on architecture, design and cultural studies (incl. cedric price, gordon pask and many other stuff)
3/20/23
https://sigarra.up.pt/faup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=75942
"Apoio FAUP | Ciclo de conversas | Espaço, Escrita e Pensamento
março - junho de 2023, Fundação Marques da Silva
Com o apoio da Fundação Marques da Silva e da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, o ciclo 'Espaço, Escrita e Pensamento', organizado pelo professor Gonçalo Furtado e pelo arquitecto António Oliveira, consiste em quatro conversas que pretendem abordar, numa perspetiva multidisciplinar, o conceito de "espaço".
Os escritores e filósofos Nuno Camarneiro, Daniel Tércio, José Gil/Ana Godinho Gil e Maria Filomena Molder são convidados a falar sobre o lugar que o conceito ocupa nos seus ofícios de escrita e pensamento, sobre como o espaço é construído pelo homem e, simultaneamente, como nele se constrói. As conversas, moderadas pelos organizadores do Ciclo, iniciam-se às 15h00 e são abertas ao público em geral, que também será convidado a nelas participar.
Sinopse: Gonçalo Furtado e António Oliveira, Espaço e pensamento: O espaço que o homem constrói e onde se constrói [pdf].
Programa
18 de março, Sábado | O ESPAÇO DA ESCRITA
Nuno Camarneiro
Uma história são pessoas num lugar por algum tempo”, assim começa o romance Debaixo de Algum Céu, que escrevi em 2011. Onze anos passados revejo-me ainda na afirmação e dou igual valor às três premissas necessárias para que uma história aconteça: Pessoas, lugares e tempo. O lugar é o palco onde as vozes, as acções e o drama podem acontecer, onde se confrontam e mostram, num diálogo difícil e profícuo entre exterior e interior. Falemos então desses lugares e das múltiplas e complexas geografias da ficção.
29 de abril, Sábado | O ESPAÇO DO MOVIMENTO
Daniel Tércio
"Partindo do pressuposto de que a dança, tal como a arquitetura, produz espaço, tenciono questionar a qualidade inconstante do espaço dançado. Essa inconstância, que alguns designam por efemeridade, permite perceber como os corpos dos bailarinos passam do desenho de trajetórias entre lugares, para a criação de planos, constituídos por múltiplos pontos, que autorizam mil e um percursos, que se contraem, se expandem e se desdobram em múltiplas possibilidades."
20 de maio, Sábado | O ESPAÇO DO CORPO
João Gil e Ana Godinho Gil
"Descreve-se fenomenologicamente o espaço do corpo no plano individual do corpo próprio, e no plano colectivo da inscrição social desse espaço. Mostra-se depois o papel do espaço do corpo no conhecimento e na arte (pintura, arquitectura). Termina-se com uma discussão sobre as transformações actuais do espaço do corpo na era do capitalismo digital (Que corpo? Que espaço?)."
17 de junho, Sábado | O ESPAÇO DA IMAGEM
Maria Filomena Molder
"Para falar do espaço da imagem irei concentrar-me no acto imaginativo e na relação entre imagem e espaço até chegar à imagem que a expressão “espaço da imagem” introduz. Ficar-me-ei por um exemplo que servirá de ponto de partida: quando se fala de interior, a imaginação toma conta da ocorrência e começa o seu inquérito no espaço: o que está dentro, guardado numa gaveta, numa caixa, num contentor qualquer, um lugar enterrado, uma coisa escondida, aquilo que é subterrâneo, aquilo em que nos adentramos, por exemplo, a noite, a floresta, as vagas do mar, a nossa dor".
Mais informações: fims.up.pt".
(in: https://sigarra.up.pt/faup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=75942)
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment