writings on architecture, design and cultural studies (incl. cedric price, gordon pask and many other stuff)
5/1/23
Manuel Graça Dias
"Manuel Graça Dias | 1953.2019
25 de Março de 2019
É com grande pesar que a FAUP toma conhecimento da morte do arquitecto Manuel Graça Dias, Professor na FAUP.
O velório realiza-se nesta segunda-feira, 25 de Março, a partir das 18h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. O funeral sai amanhã, 26 de Março, às 15h30, da Basílica da Estrela para o Cemitério dos Olivais.
A FAUP apresenta as mais sinceras condolências à família, amigos e colegas.
Manuel Graça Dias integrou o corpo docente da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto desde 1997, assumindo a regência de Teoria Geral da Organização e do Espaço. Neste período de tempo, foram seus assistentes Beatriz Madureira, Gonçalo Furtado, Rui Pinto e Luis Urbano.
Doutorou-se em 2009 na FAUP com a Tese Depois da cidade viária, sendo, desde 2015, Professor Associado.
Manuel Graça Dias nasceu em Lisboa, em 1953. Formou-se em 1977 em arquitectura pela ESBAL e entre 1978-1981 foi colaborador, em Macau, do arquitecto Manuel Vicente. Criou, em 1990, o atelier Contemporânea, com Egas José Vieira. Tem trabalhos construídos em Almada, Braga, Chaves, Guimarães, Lisboa, Porto, Vila Real, Macau, Madrid, Sevilha e Frankfurt que têm sido objecto de publicação na imprensa especializada e de diversas exposições colectivas ou individuais. Pelo conjunto da sua obra construída, foi distinguido em 1999 com o Prémio AICA/Ministério da Cultura (Arquitectura).
Comissário de diversas exposições e representações, autor de vários livros, escreveu inúmeros artigos de crítica e divulgação de arquitectura em jornais e revistas da especialidade. Foi autor do programa Ver Artes/Arquitectura na RTP2, colaborador da rádio TSF e do semanário Expresso. Foi director do Jornal Arquitectos, membro da direcção da Ordem dos Arquitectos e Presidente da Secção Portuguesa da Association Internacional des Critiques d'Art, SP/AICA.
Manuel Graça Dias foi agraciado em 2006 pelo então Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
Nota biográfica completa na página pessoal de Manuel Graça Dias enquanto docente da FAUP em www.fa.up.pt."
IN: SIGARRA, FAUP, Universidad do Porto
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment