5/2/24

Desenho como investigação e ligação entre algumas áreas da Universidade

Drawing Across x Along x Between University Borders Título: Desenho como investigação e ligação entre algumas áreas da Universidade. Gonçalo furtado / 1. Research objectives: O objectivo da investigação e comunicação é reflectir acerca do desenho como investigação e ligação entre algumas áreas da universidade. O termo desenhar provem da palavra italiana “disegno”, de designar e dar nome. Isto é, conhecer. Conhecer melhor o mundo que nos rodeia, a nossa relação com ele, e mesmo com nós próprios. A frequência do curso de arquitectura da FAUP, requer a frequência de disciplinas de desenho no 1º e 2º ano. A minha aprendizagem de desenho passou pois pela frequência dessas disciplinas, então penso que regidas respectivamente professor professor pintor Joaquim Vieira e escultor Alberto Carneiro. Como professores das aulas prácticas, em 1993/94, usufrui da docência do escultur José Grade, e em 1994-95 do designer Francisco Providência. Desenhar. 2. Methodology: / A metodologia proposta é tanto teórico-conceptual como práctica. De facto, terminado o curso, os arquitectos podem utilizar o desenho como representação e investigação. No caso de docentes de arquitectura, o desenho poe também servir-hes como meio de investigação de um campo expandido, que é aquilo que pode ser a arquitectura. Instrumento e práctica de re-apresentação - tornar presente, sobre uma nova forma, agora redescoberta. Pessoalmente, ao longo dos anos, usufrui de experiências que não deixaram de comprenedr relações entre as áreas da arquitectura e das artes. Algumas incluiram colaborações, enquanto professor da FAUP com pessoas da FBAUP, etc. Designadamente, colaborações com Graciela Machado, em torno de eventos como "Shelter" (Galeria dos Leões), Print (FBAUP-FAUP), Atelier Nomade (FBAUP-FIMS). Mais se acrescerá referência, a eventos com outros profissionais e instituições, por exemplo com a associação “Casa da esquina” (Coimbra), com a Fundação Júlio Resende (em coautoria com Ricardo Martins), ou com o ciclo de mostras “Risco tudo” (grupo de desenho da FAUP). / 3. Contributions: Em suma,no âmbito desta comunicação interessar-nos-á e ambiviaonar-se-á promover uma reflexão em torno do desenho, com base nas experiências/casos/exemplos nomeados, vendo o desenho como meio de investigação e ligação entre disciplinas e áreas dentro e fora da Universidade. / 4 . Bio_ Gonçalo Furtado Frequentou cursos breves na Escola Gallaecia em Vila Nova de Cerveira, Lusíada e CAPC, e no Institute for Advanced Studies in Architecture em Veneza, bem como o 1º ano da Escola de Tecnologias Artísticas de Coimbra. Licenciatura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Mestre pea Universidade Poitécnica da Catalunha e Doutorado pela University College of London. Destinguido com o o “Prémio Florêncio de Carvalho”, “Kybernetes Research Award”, “Outstading schollar contribution award”, bem como bolsas pela FCT e pela FLB. Seelcionado ara a short-list de concursos internacionais para director de escolas de arquitectura da Iowa University e da Clemson University. Integrou o comissariado, comissão editorial ou científicas de eventos ou revistas como: “Unidade 5”, “Anuária 1 e 2”, “Arquitectura: prótese do corpo”, “Architecture and information society”, “Exhibit of sciences, teaching, practices and inovation”, sessão da “Multiple perceptions”, “Nada”, “Tracing Portugal”, “Contemporary architectural challenges”, “Cedric Price’s generator”, Gordon Pask on scinces and arts”, “Radical designist”, “Contemporary architectural challenge”, “Tributo a Fernando Lisboa”, “Pure print” “Interacção 2010”, “Mnemosine, sessão “Systems research”/Nexus, Arq/a, BAc, “Environmental challenges”-EUGLOH, Workshop “Architecture for life”, “Sebentas d’arquitectura”, Colóquios “IJUP”, Foi júri ou avaliador/reviewer do “ACSA” em Helsinquia, “Cobertura da Galeria de Paris”, “Léxico”, “BIIC”, “Intreação 2010”, “ECAADe-SIGradi”-Porto,UD 18, “Prémio Associação Porto Bristol”, “Comisssão equivalências”-FAUP, “Maiores que 23”, “Reingresso e mudança”, pré-seleção FAUP-”Archiprix”, “IJUP”-logotipo, "Design Complex geometries”, “EUGLOH: IIIrd ASRC”, “Transcontinentalidades”, “Auas abertas-Teoria 1”, Unit 19 e Unit 20 crits na Bartlett. Concebeu ou co-dirigiu sessões no “Corpo enquadrado”/Fundação de Serralves, na “Multiple scales”-Experimenta Design, Workshop “Architecture 4 life”, “Espaço, escrita e pensamento”-FIMS, “Coimbra sketches”. Foi Coordenador da Comissão de docentes do 2.º ano – FAUP, e é membro da Comissão Investigação Jovem da Universidade do Porto, e do “DFL” do Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo-FAUP. Leccionou disciplinas ou proferiu workshops ou aulas pontuais no MIArq e PDA da FAUP, DeMSSO-RUP, ESAD, FEUP, IADE, ETSAB, Eizava, PEI-Universidad Javeriana, Universidad Caxias do Sul, Universidad La Sallee, (In)dx-Lusíada. Autor ou co-editor de livros ou catálogos como “Notes on the space of digital technique”, “Arquitectura: Prótese do corpo”, “O corpo no espaço da técnica digital”, “Architecture and information society”, “Marcos Cruz: Unpredictable flesh”, “Off fórum: Postindustrial global city and repressed marginal design discourses”, “Behind the pencil: Or the construction of the critical project”, “Interferências: Conformação implementação e futuro da cultura digital”, “Architecture: Body and machine”, “Generator and Beyond”, “Cedric Price’s generator and the Frazers’ collection”, Contemporary architectural challenges, “Gordon Pask on science and art”, Pask’s encounters: From childhood curiosity to the envisioning of an evolving environment: Exchanges between cybernetics and architecture”, “Mnemosine”, “A sobrevivência da cidade pós-industrial: Reds fluxos, bits e criatividade”, “América”, “Europa: Portugal: Coimbra (2011-2021)”, “Espacialização da arte e do artista: António Azenha”, “Escola do Porto: Notas dispersas”, “Napkins 2011-2021”, “Guardanapos (Napkins)”, “NapkinsII”, “África, natureza e pessoas”, “América, utopias e transitoriedade”, “Na arquitectura portuguesa e escola do Porto”, “Trajectos, pensamento em arquitectura”. Foi autor ou co-autor de Projectos ou produções como: “Casa F. Brenha”, “Escultura urbana”, “Mobiliário P. Furtado”, “Stand Queima das fitas AFAUP”, “Mãe de água”, “Scafolding”, “Explode”, “Máquina de cena J. Providência”, “Galeria Baú”, “Bergas dark”, “Design “Espiga”, “Deriva urbana”, “Mobiliário Pandemia”, “Troféu Turismo e Casino”, “Clínica Veterinária”, “Kastigo dark”, “Stand Feira de Artesanato”, “Mobiliário P. Pessoa”, “Casa P. Pessoa”, “Fachada na Galeria do Casino”, “Quartyard”, “Cibercafé”, “Seguradora”, “Termo-vidro”, “Barco P. Pinho”, “Atelier P. Ruiz”, “Farmácia do Castelo”, “Casa A. Ruiz”, “Contra-corrente”, “Cápsula”, instaação “Urbanlab 2001”, “Favos”, “Furniture F”, “Clínica do sono”, propostas “CMIA-Coimbra/Guarda/Vila Real, “Loft D. Horak”, “Loft M. Brigham”, instalação “Tracing Portugal”, instalação “Off fórum”, “G’s Japan Net”, “Apartamento Oyaga e Jerez”, “Temporary Shelter”, Módulos “PP99”, estudos “Casa Teresa”/“J.Tropical”, “Misé”, “Brenha”/“Folharido”/”C.Neto”/”Costa de Lavos”, escutura “Ceci n´est pas” (com P. Fores), Coleco. Realizou como autor ou co-autor Exposições individuais ou colectivas etc, como: na “Bienal de Artes das Caldas da Rainha”, na “500 anos Cristovão Colombo”, na “Casa do pessoal-UC”, na “Fimagem”, “Anuária 95”, na “Off-Mubi-UBI”, “Anuária 99”, “Deriva urbana (desenho)”, “Mute 1996-2000”-Galeria Extéril, na “Artistic creation Interctivities”, no Maus hábitos, na Metroom Gallery, na FAUP, na “Inéditos 2005” e “Proyectos expositivos de creación artística actual”, “Idea:Re”, na “Shelter”- Galeria dos Leões, na “Menemoisine, na “Arte em segredo”, no Centro de artes e espetáculos de Sever do Vouga, na “Quem dá mais”, na E.S. Infanta Dona Maria, no “Redshoes”, na ESAC, no “Coimbra sketches”, na “Camponeza”, na “Book-hop: IV Artist book exhibition”, no “Grémio Operário de Coimbra”, na “Loja 0”, na América-Extéril, em Leilões AEFAUP, no Coola-Boola, no “Archallenge”, na APBC-TiErmelinda, na “Casadaesquina”, no Conservatório “Calouste Gulbenkian”, na “Galeria Note”.

No comments: