6/22/09

TEORIA DESIGN INDUSTRIAL

CURSO DE MESTRADO EM DESIGN INDUSTRIAL
FEUP, Edição 2008/2010

Projecto de dissertação
Título:
Design Industrial em Portugal: Um Olhar sobre as Teorias Contemporâneas
...
Orientador:
Doutor Gonçalo Miguel Furtado Cardoso Lopes (Professor Auxiliar da FAUP).
...
Caracterização sumária do projecto:
A dissertação focará o tema da Teoria do Design Industrial Contemporâneo, buscando a rede de conceitos caracterizadores e potencialmente benéficos do contexto nacional contemporâneo.
...
O Projecto de dissertação está estruturado em três fases.
Uma primeira fase consistirá na pesquisa de teorias, conceitos e projectos relacionados com o Design Industrial contemporâneo. Esta pesquisa terá por base bibliografia considerada relevante, assim como uma selecção de projectos nacionais e internacionais. A pesquisa pressupõe um enquadramento prévio de cariz histórico, uma análise de matérias subjacentes ao tema centrada no período contemporâneo, e um levantamento da matéria emergente mediante a realização de Inquéritos no mundo académico e profissional.
Numa segunda fase proceder-se-á ao tratamento da informação recolhida, assim como à definição de uma proposta conceptual. Este tratamento e proposta focarão a hipotética rede de conceitos caracterizadores e potencialmente benéficos do contexto nacional contemporâneo.
Numa terceira fase proceder-se-á a redacção da tese e sua apresentação.
...
Principais objectivos a atingir:
Realizar uma revisão crítica de teorias, conceitos e projectos relacionados com o Design Industrial, com especial enfoque no período contemporâneo.
Analisar o caso Português.
Esboçar potenciais relações entre Teorias do Design contemporâneo e a especificidade do contexto Português.
...

No comments: