Aula aberta da UC Teoria 1 | 'Relato da habitação apoiada pelo estado entre 1900 e 1940 em 20 minutos' com Rui J. G. Ramos 3 de novembro de 2020, 3.ª feira, 9h00, por videoconferência
No dia 3 de novembro, 3.ª feira, às 9h00, vai decorrer a aula aberta da unidade curricular Teoria 1 intitulada 'Relato da habitação apoiada pelo estado entre 1900 e 1940 em 20 minutos' com o arquiteto Rui J. G. Ramos. A sessão vai decorrer por videoconferência (zoom), com acesso restrito à comunidade académica da FAUP. Não é permitido filmar ou gravar a sessão. O uso dos microfones dos participantes deve estar desligado para evitar ruídos de fundo.
Rui J. G. Ramos é arquiteto e Professor Catedrático na FAUP. Leciona atelier de Projeto no Mestrado Integrado e Teoria 2/Arquitetura para Hoje no Programa de Doutoramento em Arquitetura. Desenvolveu prática profissional, com escritório próprio, entre 1983 e 2003. Atualmente é investigador do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo e foi Investigador Principal do projeto interdisciplinar "Mapa da Habitação: Reflexão crítica sobra a arquitetura habitacional apoiada pelo Estado em Portugal 1910-1974" (FCT 2016-2019). Tem como principais áreas de estudo os dispositivos espaciais da casa; a relação entre cultura e formas de habitar; os programas habitacionais; e correntemente trabalha num renovado entendimento de "arquitetura inclusiva", das questões do envelhecimento à sustentabilidade, sobre os quais tem diversos trabalhos publicados, acessíveis no Ciência Vitae (0D1C-FE78-4DC3). Desempenhou diversos cargos de direção e gestão na UP e no seu perímetro, tendo sido Vice-Reitor para a área do património edificado (2104-2018), e atualmente é Presidente do Conselho Científico da FAUP.
Aula Aberta de Teoria 1 A "Aula Aberta de Teoria 1" é uma iniciativa anual da Unidade Curricular de Teoria do 2.º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP, coordenada pelo Professor Gonçalo Furtado, regente da cadeira. Desde 2008, a iniciativa abordou temas como a Teoria e o Projecto de Arquitectura, o Modernismo e o PósModernismo, e os desenvolvimentos do contexto nacional e internacional, envolvendo múltiplos protagonistas como Josep Maria Montaner (ETSAB), Andrew Bellantyne (Newcastle University), Suzanne Strum (Elisava School of Design), Xavier Costa (Fundação Mies Van der Rohe), Sérgio Fernandez (Universidade do Porto), Jorge Figueira (Universidade de Coimbra), Fátima Pombo (Universidade de Aveiro), Maria Helena Maia (ESAP), Pau Solá-Morales, entre outros.