10/23/20

Aula aberta de Teoria 1 com André Tavares(FAUP, 3.11.2020 _ 9.00-10.30 h via zoom)

 Aula aberta da UC Teoria 1 | 'Notas para a teoria e prática da arquitectura em Portugal na década de 50 a partir de duas obras de Januário Godinho' com André Tavares 17 de novembro de 2020, 3.ª feira, 9h00, por videoconferência 


'Notas para a teoria e prática da arquitectura em Portugal na década de 50 a partir de duas obras de Januário Godinho' é o título da aula aberta que irá decorrer no dia 17 de novembro, às 9h00, no âmbito da unidade curricular de Teoria 1. A aula será a cargo do arquiteto André Tavares. A sessão vai decorrer por videoconferência (zoom), com acesso restrito à comunidade académica da FAUP. Não é permitido filmar ou gravar a sessão. O uso dos microfones dos participantes deve estar desligado para evitar ruídos de fundo. 

"O que era a cultura arquitectónica em Portugal nos anos de 1950? A partir dos projectos e obras que Januário Godinho concebeu para Ovar, esta apresentação procura enquadrar as possibilidades em aberto e os impasses para um arquitecto que, na década de 50, tinha quarenta anos. As várias versões destes projectos foram amplamente debatidas como elementos transformadores do carácter da vila. Esses debates, as variantes dos projectos, as suas hesitações e progressos, revelam aspectos do que é, ou do que foi, o fazer da arquitectura. Qual o contexto teórico e prático em que operou? O que podemos aprender a partir dos seus êxitos e fracassos?" — André Tavares 


André Tavares é arquiteto e coordenador da Dafne Editora. Foi diretor do Jornal Arquitectos entre 2013 e 2015 e 23/10/2020  curador-geral, com Diogo Seixas Lopes, da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2016, The Form of Form. O seu livro The Anatomy of the Architectural Book (Uma Anatomia do Livro de Arquitectura, Dafne Editora/Canadian Centre for Architecture, 2016) explora as relações cruzadas entre a história da arquitetura e do livro. Atualmente é investigador na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho e programador de arquitetura na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém, em Lisboa. 


Aula Aberta de Teoria 1 A "Aula Aberta de Teoria 1" é uma iniciativa anual da Unidade Curricular de Teoria do 2.º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP, coordenada pelo Professor Gonçalo Furtado, regente da cadeira. Desde 2008, a iniciativa abordou temas como a Teoria e o Projecto de Arquitectura, o Modernismo e o PósModernismo, e os desenvolvimentos do contexto nacional e internacional, envolvendo múltiplos protagonistas como Josep Maria Montaner (ETSAB), Andrew Bellantyne (Newcastle University), Suzanne Strum (Elisava School of Design), Xavier Costa (Fundação Mies Van der Rohe), Sérgio Fernandez (Universidade do Porto), Jorge Figueira (Universidade de Coimbra), Fátima Pombo (Universidade de Aveiro), Maria Helena Maia (ESAP), Pau Sola Morales, entre outros.

No comments: