writings on architecture, design and cultural studies (incl. cedric price, gordon pask and many other stuff)
8/31/07
Article on MoMA´s exhibition, March 2003
"O imaginario utópico do pos-guerra e a sua herança pos-moderna: Museu de Arte Moderna de Nova Iorque
´The Changing of the Avantguard: Visionary Architectural Drawings` é o titulo da exposição de desenhos de arquitectura visionária dos anos 60-70 patente no Museum 0f Modern Art, de Nova Iorque de 24 de Outubro a 6 de Janeiro. O conteúdo é maioritariamente composto por desenhos datados de 1957-78 da ´Howard Gilman Collection´ complementados por outros 16 desenhos pertencentes aos arquivos do museu. Disposto em 3 salas das instalaçoes temporárias do MoMA em Queens, figuram imaginarios criados por Abraham, Ambasz, Branzi, Cook, Eisenman, Friedman, Fulller, Hedjuk, Herron, Isozaki, Rudolph, Scolari, Silvetti, Sottsass, St Florian, Supersstudio, Ungers, Weeb e Zenghelis.
...
Paralelamente, este evento originou umapublicação que para além de ser extensamente ilustrada, contem uma uma introdução do organizador Terence Riley, ensaios de Sarah Deyong e Marco de Michelis e umka entrevista do curador Pierre Apraxine conduzida por Paola Antonelli. A leitura desta entrevista explicita o valor desta entrevista, mas sobretudo o espirito na qual foi concebida
...
Num terceiro núcleo encontra-se um conjunto extenso de desenhos do projecto ´Generator´de Cedric Price (1978-80) que foi a única comissão feita ... e que finaliza a exposiçao. FOi em 1976 que Price começou a trabalhar neste ´programa ...´, num edifício versátil para um programa flexível ... que resultou num sistema de cubos móveis de 4 x 4 m, controlados por computador, possivel de criar estruturas temporárias. A construçao deste projecto prevista para a plantação da ´Gilman Paper Compoany" requereria também o envolvimento dos próprios trabalhadores da empresa e visava incluir na plantação uma espécie de reserva de animais raros e artistas. Não é por acaso que a exposição acaba com este núcleo de desenhos. Trata-se do projecto de um arquiettco ... que elogia a efemeridade dinâmica ... .
[O] espaço criado pelo imaginário utópico do pós-guerra é hoje o espaço onde a arquitectura pos-moderna contemporãnea procura definir o seu projecto, na fragiolidade de uma matriz homogénea sem vectores dominantes".
Gonçalo Furtado, "O imaginario utópico do pos-guerra e a sua herança pos-moderna: Museu de Arte Moderna de Nova Iorque", in: Arq./A, Março 2003, pp.62-66
MoMA´s The Changing of the Avantgarde ...´took place from´October 2002 to January 2003
Researching at MoMA Queens with the help of CL
A workshop in south america, 2004
"Critical artefacts in PEI: About the workshop Óbsessive Technologies-Theoretical repressions´...
The theoretical basis of the workshop was based on the relationship of the contemporary architectural thought and art, design, philosophy and cultural studies, as well as with the main vectors of scientific development that we identify to be centered in computer sciences and biotechnologies. ... [T]he two first sessions ... were centered in the idea of critical artefact ... . Here we covered the redefinition of the theory and the practical idea of architecture during the last century, from the context of the vanguards of the beginning of the century, passing throught the context of the postwar period, the emergence of structuralism and the current post-modernists poststructuralism. ... Special attention was given to what we call the ...Critics, that beyond the historical assignation of Modern-Postmdoern periods this faction kept constant performance - ... from ... cosntructivism to Price or Tschumi."
Gonçalo Furttado, "Critical artefacts in PEI: About the workshop Óbsessive Technologies-Theoretical repressions´...", in: Gonçalo Furtado and Carlos Hernandez, "Off forum: Postglobal city and marginal design discourses", Bogota: PEI, 2004, pp.11-12.
OFF FORUM OF CULTURES, MAY 01, 2005
The reserach developed last year at the “Program of International Studies” of PUJ under the Goncalo Furtado’s concept, was done under a very profund theoretical profile, studying deeply the topic of New Technologies under the light of a reinterpretation of the meaning of practice in Architecture and the content of cultures. Conceptually it was based in the interdisciplinary that takes place when architectonic thought relates with Arts, Design, Philosophy, as well as areas involving the growing development of scince: computer scince and bio-technology.
The project developed was exhibited in Barcelona in the event “Met room - International Off Forum of cultures”.
Course for PhD Program, 2007
UNIVERSIDADE LUSIADA – PROGRAMA DE DOUTORAMENTO (LISBOA, OCTOBER 2007)
SESSAO #: A IDEIA DE PROJECTO CRITICO: PROJECTOS E ENCONTROS DE CEDRIC PRICE COMO CASO DE ESTUDO
Professor Gonçalo Furtado (gmfcl@hotmail.com/http://www.paskpricefrazer.blogspot.com)
DESCRICAO GERAL:
Esta sessão, intitulada "A ideia de projecto critico: projectos e encontros de Cedric Price como caso de estudo", visa, em termos gerais, descrever metodologias de arquitectura, analisar as tenues fronteiras entre a teoria, o projecto e a construção e debater a ideia de projecto critico proposta pelo palestrante.
O debate sobre os referidos aspectos será baseado na análise de investigação e textos produzidos pelo palestrante. Nomeadamente investigação realizada sobre practicas de "projecto critico" e sobre o papel do pensamento teorico na pratica do projecto de arquitectura contemporâneo, e investigação realizada sobre os projectos Generator e Japan Net do arquitecto inglês Cedric Price, sobre as transações entre Arquitectura e outras disciplinas e os encontros de Price, Pask e Frazer.
INFORMAÇÂO AUXILIAR
Part A - The Critical Project
Excerto de: "Gonçalo Furtado, Behind the Pencil: The Construction of the Critical Project", Bogota: Pei, 2005.
Part B - Cedric Price's Generator and the Encounters of Pask and Frazer
Excerto de: Gonçalo Furtado, Relatório 2006 (Investigaçao com apoio FCT - Co.financiamneto Programa Operacional da Ciência de Inovação 2010), Outubro 2006.
" ...Relatório (Outubro de 2006)...
- a -
A investigação desenvolvida visou identificar como uma nova sensibilidade tecnológica trazida pelas áreas da Cibernética e Computação, esteve em consonância com a transformação da cultura do projecto ... Experiencias e relacionamentos seminais entre os domínios da Arquitectura e os das Ciências Informáticas foram identificados em torno da obra do arquitecto britânico Cedric Price e dos seus colaboradores técnicos Pask e Frazer. O conjunto de ocorrências e desenvolvimentos nos domínios da Cibernética, Ciências dos Sistemas, Computação, e Arquitectura, que usufruíram do envolvimento destas personalidades, foi abordado. Dois projectos inovadores de Arquitectura foram escrutinados: o projecto 'Generator', relacionado com a concepção do primeiro edifício inteligente, e o projecto 'Japan Net', relacionado com a cidade Japonesa de Kawasaki.
A investigação compreendeu pois ... campos principais de trabalho.
... Um ... campo de trabalho esteve relacionado com .. o trabalho do arquitecto britânico Cedric Price e dos seus colaboradores técnicos Pask e Frazer. Tal compreendeu, ... trabalho de Arquivo. ...
Um ... campo de trabalho esteve relacionado com o escrutínio dos dois projectos de arquitectura referidos - o projecto 'Generator' e o projecto 'Japan Net'. Tal compreendeu, ... análise completa dos projectos mediante os seus elementos gráficos e técnicos ...
A investigação desenvolvida sobre estes campos de trabalho, ... clarificou como as áreas da Cibernética e Computação trouxeram uma sensibilidade especifica marcada pela ideia de impermanência, circularidade, e evolucionarismo. Essa sensibilidade teve reflexos arquitectónicos numa sequencia de ocorrências que envolveram Cedric Price, Pask e Frazer, e marcou um par de experiências projectuais que permaneciam ate à data pouco estudadas - os projectos 'Generator' e 'Japan net'.
Estes aspectos são descritos com maior detalhe, no próximo ponto b).
- b -
A história da relação entre Arquitectura e os domínios da Cibernética, Ciências dos Sistemas e Computação, remete em grande medida para um conjunto preciso de profissionais britânicos - nomeadamente o arquitecto Cedric Price e os seus consultores técnicos Pask e Frazer.
...
Cedric Price em Inglaterra, ... usufruiu fortemente do conhecimento Cibernético, da investigação em Sistemas, e dos avanços Computacionais, por via de Pask e Frazer. No âmbito desta investigação tivemos acesso a múltiplo material original relacionado com estes protagonistas, nomeadamente mediante incursão no Arquivo Cedric Price do C.C.A., e dos Arquivos pessoais de Gordon Pask e John Frazer.
A nossa investigação permitiu clarificar que o cibernético Gordon Pask, não só foi uma personagem crucial para o desenvolvimento do que se denominou por 'Second Order Cybernetics', como promoveu seminalmente a aplicação da Cibernética aos campos da Arte e Arquitectura.
Uma revisão da sua obra-carreira, realizada mediante escrutínio do seu Arquivo pessoal, demonstra o facto deste profissional ter estado envolvido numa sequência de eventos seminais. Essa sequência permite-nos estabelecer uma matriz onde se assiste ao desenvolvimento da disciplina Cibernética e das suas transacções com o mundo da Arquitectura. Tal inclui: as investigações científicas realizadas no seio da firma 'Systems Research Ltd'; a concepção de um par de artefactos audio-visuais interactivos-adaptativos a meio da década de 50; o trabalho do Comité Cibernético que marcou o projecto de arquitectura 'Fun Palace' da autoria de Cedric Price com as ideias de comunicação-controlo e 'auto-organização'; a concepção do primeiro ambiente reactivo de escala humana para a exposição 'Cybernetics Serendipity' de 1968; as transacções com o 'Architectural Machine Group' liderado por Negroponte no M.I.T., e finalmente a sua performance como consultor e docente na 'Architectural Association'.
Em paralelo, identificou-se que Pask propôs o conceito particular de 'Inteligência Geral' em contraste com a noção mais rígida de 'Inteligência Artificial'; e desenvolveu um grande contributo científico para o avanço de uma 'Second Order Cybernetics' com a sua 'Conversation Theory', que curiosamente teve uma das suas primeiras expressões no domínio da Arquitectura. Mediante estes desenvolvimentos, Pask defendia a ideia de Computação como algo interactivo e a 'Conversação' como unidade de troca de significado entre homens e máquinas inteligentes.
No que respeita a Cedric Price, constat-se tratar-se de um arquitecto que concebia ambientes flexíveis e impermanentes capazes de acolher a participação do usuário. Da análise da sua obra, sobressaiu pois a existência de um questionamento muito Pós-moderno e de relevância contemporânea, relacionado com o papel da Arquitectura e função do arquitecto na sociedade. Price foi um dos primeiros arquitectos a reconhecer o potencial das novas tecnologias da computação e informação; e a sua obra na nossa opinião constituiu uma base influente para desenvolvimentos futuros no campo da arquitectura´'High-tech' e Digital.
Investigação realizada no Arquivo Cedric Price do C.C.A., permite precisar ter sido em 1976 que Price se envolveu no projecto 'Generator' que veio a acolher as potencialidade das Ciências dos Sistemas e Computadores. Este tratava-se de um complexo arquitectónico para a Florida, constituído por uma grelha de fundações onde gruas poderiam dispor contentores cúbicos e outros componentes arquitectónicos em disposições variadas.
A análise de material relacionado com o 'Generator', permite afirmar que Price desenvolveu um processo projectual exaustivo em prole da sua ideia de Arquitectura impermanente aberta ao usuário. A sua ideia de uma 'Responsive Architecture' foi perseguida de modo radical numa fase tardia do projecto, quando este usufruiu da investigação-consultadoria de John Frazer em Computação e Modelação Inteligente. De facto, este encontro de Cedric Price e John Frazer em torno do projecto 'Generator' conduziu ao que viria a ser aclamado como o primeiro edifício inteligente; expressando em grande medida também a disponibilização da computação permitida pelo microprocessador.
Relativamente a John Frazer, interessa referir tratar-se de um profissional que já enquanto estudante de Arquitectura assistira a eventos seminais: como a conferência de Pask na A.A., a exposição 'Cybernetic Serendipity', o evento 'I.D.E.A.' em Folkstone. Frazer cedo avançou uma notável investigação em 'Modelação inteligente', 'Seed technique', e 'Arquitectura evolucionária', cujos resultados se prolongam ate hoje.
No âmbito da sua consultadoria para o projecto Generator de Cedric Price, John e Julia Frazer visionavam um edifício dotado com vida e mente própria - i.e. a ideia de um edifício propositivo distinto da ideia de um edifício meramente reactivo. Sumariamente, as suas propostas computacionais consistiam em embeber 'chips' nos componentes do edifício, conectá-los a um microprocessador, a partir do qual um grupo de softwares poderia providenciar assistência desde a fase de projecto até à fase de construção. Particularmente original, foi o facto de um desses programas ser anti-'Aborrecimento', isto é, reagir criativamente no caso de não ocorrerem transformações no complexo arquitectónico, estimulando a sua regeneração.
Em início dos anos 80, quando as fundações do edifício já estavam realizadas, ocorreu uma suspensão do projecto Generator que se prolongaria por vários anos.
Refira-se que desde essa altura, a carreira de Gordon Pask, por seu lado, também se desenvolvera bastante.
Investigação no Arquivo pessoal de Pask, permite descrever uma matriz de eventos onde se assiste ao desenvolvimento da Cibernética e das suas transacções com a Arquitectura. No ensaio 'Microman' de 1982, Pask extendeu a sua ideia de 'Inteligência geral' e 'Conversation Theory' para descrever de modo visionário a possibilidade futura de simbiose homem-máquina num 'Ambiente Informacional' mais holístico.
O arquitecto Cedric Price, também reencontrou Pask duas décadas depois da experiência em torno do 'Fun Palace', para desenvolver um novo projecto relacionado com cibernética - o 'Japan Net' (1986).
Trata-se de um projecto praticamente desconhecido, e investigação no Arquivo de Cedric Price do C.C.A., permite escrutinar a proposta projectual. Esta inclui uma 'Praça inteligente', uma 'Rede inteligente complementar' e 'Residências' desenvolvidas por Pask, e uma Rede paralela 'não-material' de artefactos para transacções informativas desenvolvida por Price. A nossa análise permitiu identificar que Pask deu uma expressão única às premissas do arquitecto de assegurar uma constante mudança e transacção informativa. Complementarmente, permitiu aferir que as concepções de Pask sobre uma simbiose do 'Microman' num 'Ambiente Informacional', a sua noção de epistemologia ('A of K'), e as suas ambições de construir animações computacionais evolutivas, se reflectiram na concepção do projecto Japan Net. De facto, o projecto consiste uma seminal expressão das conquistas de Pask em prole de uma 'Second Order Cybernetics'.
Para além disso, a nossa investigação e entrevistas, permitiram entender que transacções entre estes protagonistas continuaram decorrer desde então.
A perspectiva arquitectónica de Pask em particular, ao longo dos anos 80 e 90s, repercutiu a sua performance em 'Andragologia' no Universidade de Amesterdam. Pask extendeu a sua 'Conversation Theory' para uma 'Interaction Actors' Theory (i.e. A.I. em claro contraste com a denominação I.A.), pretendeu aplicar Sistemas físicos (i.e. Sistemas físicos desenvolvidos para psicologia experimental relacionada com C.T.) no domínio da projectação arquitectónica, e esteve envolvido na organização de eventos na Architectural Association relacionados com os temas do 'tempo' e do 'emergente'.
Frazer, por seu lado, também desenvolveu investigação impressionante, que inclui a concepção do 'Universal Constructor' - que o próprio Pask reconheceu como uma expressão notável do então emergente 'Ambiente Informacional'. Paralelamente ocorreram um par de revisitas ao projecto 'Generator' de Cedric Price. Investigação sobre as propostas de Frazer permite identificar ter-se ponderado a possibilidade de uma maquete que expressaria uma enorme sofisticação, permitindo uma 'forma auto-replicante de inteligência', e capacidade de adaptação interactiva e evolução.
A nossa investigação clarifica que Pask, por essa altura, pretendeu construir uma 'Animação computacional evolucionária', destinada a ser exibida em paralelo com o 'Universal Constructor' de Frazer.
Pask também redigiu em 1994 o prefácio para um ensaio notável da autoria de Frazer, que consideramos incontornável ... no que se refere a relação entre Arquitectura e Novas tecnologias - 'An evolucionary Architecture'. Este avançou um novo paradigma de Arquitectura, em que esta fica equacionada como uma forma de 'vida artificial'. A nossa investigação evidenciou ainda a curiosa intenção de Pask pouco antes do seu falecimento de escrever um livro complementar sobre o título 'Arquitectura, Cultura (...) e o Ambiente Informacional'. Este título na nossa opinião ecoa as suas conquistas da 'Conversation Theory' e 'Ambiente informativo' e as suas preocupações tardias relacionadas com uma civilização que contemplasse a evolução da cultura, Arquitectura e Pensamento.
Parece plausível propor que o debate contemporâneo sobre o papel da Arquitectura e a função do Arquitecto na sociedade deva incluir estas contribuições no que se refere à emergência da Pós-modernidade.
A agenda arquitectónica contemporânea, focada na nova ordem tecno-cultural da Sociedade da Informação e numa estética do emergente, pode usufruir destas experiências de transacção entre Cibernética, Ciências dos sistemas e computação, ocorridas nos encontros de Cedric Price, Pask e Frazer e em particular nas experiências dos projectos Generator e Japan Net. Ao longo de meio século, essas avançaram contribuições cruciais para um 'Evolving Environmnet', e providenciaram-nos com uma base para a urgente tarefa de especular sobre o futuro da Arquitectura Pós-Moderna numa altura que a disciplina afronta uma Sociedade da Informação pós-global. Um contexto que parece apelar para novas metodologias arquitectónicas que considerem tecnologias evolucionárias e emergentes para o projecto de arquitectura.
Estes aspectos, ..., são apontados no próximo ponto c).
- c -
Constatou-se que a estratégia projectual de Cedric Price visava uma Arquitectura dotada de capacidade de resposta e evolução. Tal intenção justificou o seu envolvimento com Pask e Frazer, duas eminências nos domínios científicos da Cibernética e Computação que perseguiram uma ideia de Arquitectura similar.
A ideia de uma 'Evolving Architecture' parece deter um profundo legado para o contexto actual da Sociedade da Informação. Interessaria pois ... um conjunto de aspectos.
Primeiro, ... a expressão da Sociedade da informação, i.e. da lógica das tecnologias informáticas e das redes de comunicação, ao nível da Arquitectura (e como corolário ao nível do Projecto, Arquitectura e Urbanismo).
Segundo, ... o trabalho de Cedric Price, Gordon e Pask no que se refere ao período tardio que compreende os anos 80 e 90 - i.e. o período de estabilização do modelo da S.I.
Paralelamente ... a relação entre os dois projectos de Arquitectura abordados – o projecto 'Generator' e o projecto 'Japan Net'."
(in: Gonçalo Furtado, Relatório 2006 (Investigaçao com apoio FCT - Co.financiamneto Programa Operacional da Ciência de Inovação 2010), Outubro 2006.)
BIBLIOGRAFIA
Geral:
- Josep Maria Montaner, Arquitectura y Critica, Gustavo Gili, Barcelona, 1999
- Neil Leach (ed.), Rethinking Architecture, London: Routledge, 1999
- Gonçalo Furtado (entrevista a Neil Leach), "Cidades construções escritas e nova politica - Uma conversa de Neil Leah com Gonçalo Furtado", 2004 (pendente)
- K. Michael Hays, Introduction, in: K. Michael Hays (ed.), Architecture Theory since 1968, Columbia Books of Architecture
- Joan Ockman, Introduction, in: Joan Ockman, Architecture Culture 1943-68: A documentary anthology, Rozzoli International Publications Inc., New York, 1993
- Kate Nesbitt (ed.), Theorizing a New Agenda for Architecture: An Anthology of Architectural Theory 1965-1995, Princeton Architectural Press, New York, 199
- Gonçalo Furtado e Pedro Castelo, "Tracing Portugal – emergent architectural practices" (2004), in: A Obra Nasce, Oporto: Universidade Fernando Pessoa. (pendente)
- Gonçalo Furtado (entrevista a Siza Vieira), "Continuity and Rupture", Londres: Architectural Association (leaflet), 2004.
- Neil SPiller " ", in: Gonçalo Furtado e Rui Afonso (ed.), Architecture: Machine and Body, Oporto: FAUP, 2006.
Part A (Textos a ser fornecidos e analisados):
- Gonçalo Furtado, "In between - Proyeto, Teoria y Construción" (2005), in: Carlos Hernandez (ed.), PEI Express, Bogota: PEI (pendente).
- Gonçalo Furtado, "Projecto Critico" (Papper realizado enquanto investigador apoiado pela Fundação Luso-Britânica e pela orientação de Neil Leach na Architectural Association de Londres), Faup/FLB Porto, 2004 (policopiado).
- Neil Leach, (Perface), in: Gonçalo Furtado, Behind the Pencil: The construction of the Critical Project, Bogota: PEI, 2005
Part B (textos a ser fornecidos e analisados):
- Texto a ser fornecido e analisado: Gonçalo Furtado, "Envisioning an Evolving Environment - The Encounters of Gordon Pask, Cedric Price and John Frazer" (Relatório), FAUP (apoiado pela FCT), Oporto, February 2007.
- Terence Riley (ed.), The Changing of the Avant-Garde: Visionary Architectural Drawings from the Howard Gilman Collection, New York: The Museum of Modern Art, 2002.
- Neil Spiller (ed.), Cyberreader: Critical Writing for the Digital Era, London: Phaidon, 2002.
SESSAO #: A IDEIA DE PROJECTO CRITICO: PROJECTOS E ENCONTROS DE CEDRIC PRICE COMO CASO DE ESTUDO
Professor Gonçalo Furtado (gmfcl@hotmail.com/http://www.paskpricefrazer.blogspot.com)
DESCRICAO GERAL:
Esta sessão, intitulada "A ideia de projecto critico: projectos e encontros de Cedric Price como caso de estudo", visa, em termos gerais, descrever metodologias de arquitectura, analisar as tenues fronteiras entre a teoria, o projecto e a construção e debater a ideia de projecto critico proposta pelo palestrante.
O debate sobre os referidos aspectos será baseado na análise de investigação e textos produzidos pelo palestrante. Nomeadamente investigação realizada sobre practicas de "projecto critico" e sobre o papel do pensamento teorico na pratica do projecto de arquitectura contemporâneo, e investigação realizada sobre os projectos Generator e Japan Net do arquitecto inglês Cedric Price, sobre as transações entre Arquitectura e outras disciplinas e os encontros de Price, Pask e Frazer.
INFORMAÇÂO AUXILIAR
Part A - The Critical Project
Excerto de: "Gonçalo Furtado, Behind the Pencil: The Construction of the Critical Project", Bogota: Pei, 2005.
Part B - Cedric Price's Generator and the Encounters of Pask and Frazer
Excerto de: Gonçalo Furtado, Relatório 2006 (Investigaçao com apoio FCT - Co.financiamneto Programa Operacional da Ciência de Inovação 2010), Outubro 2006.
" ...Relatório (Outubro de 2006)...
- a -
A investigação desenvolvida visou identificar como uma nova sensibilidade tecnológica trazida pelas áreas da Cibernética e Computação, esteve em consonância com a transformação da cultura do projecto ... Experiencias e relacionamentos seminais entre os domínios da Arquitectura e os das Ciências Informáticas foram identificados em torno da obra do arquitecto britânico Cedric Price e dos seus colaboradores técnicos Pask e Frazer. O conjunto de ocorrências e desenvolvimentos nos domínios da Cibernética, Ciências dos Sistemas, Computação, e Arquitectura, que usufruíram do envolvimento destas personalidades, foi abordado. Dois projectos inovadores de Arquitectura foram escrutinados: o projecto 'Generator', relacionado com a concepção do primeiro edifício inteligente, e o projecto 'Japan Net', relacionado com a cidade Japonesa de Kawasaki.
A investigação compreendeu pois ... campos principais de trabalho.
... Um ... campo de trabalho esteve relacionado com .. o trabalho do arquitecto britânico Cedric Price e dos seus colaboradores técnicos Pask e Frazer. Tal compreendeu, ... trabalho de Arquivo. ...
Um ... campo de trabalho esteve relacionado com o escrutínio dos dois projectos de arquitectura referidos - o projecto 'Generator' e o projecto 'Japan Net'. Tal compreendeu, ... análise completa dos projectos mediante os seus elementos gráficos e técnicos ...
A investigação desenvolvida sobre estes campos de trabalho, ... clarificou como as áreas da Cibernética e Computação trouxeram uma sensibilidade especifica marcada pela ideia de impermanência, circularidade, e evolucionarismo. Essa sensibilidade teve reflexos arquitectónicos numa sequencia de ocorrências que envolveram Cedric Price, Pask e Frazer, e marcou um par de experiências projectuais que permaneciam ate à data pouco estudadas - os projectos 'Generator' e 'Japan net'.
Estes aspectos são descritos com maior detalhe, no próximo ponto b).
- b -
A história da relação entre Arquitectura e os domínios da Cibernética, Ciências dos Sistemas e Computação, remete em grande medida para um conjunto preciso de profissionais britânicos - nomeadamente o arquitecto Cedric Price e os seus consultores técnicos Pask e Frazer.
...
Cedric Price em Inglaterra, ... usufruiu fortemente do conhecimento Cibernético, da investigação em Sistemas, e dos avanços Computacionais, por via de Pask e Frazer. No âmbito desta investigação tivemos acesso a múltiplo material original relacionado com estes protagonistas, nomeadamente mediante incursão no Arquivo Cedric Price do C.C.A., e dos Arquivos pessoais de Gordon Pask e John Frazer.
A nossa investigação permitiu clarificar que o cibernético Gordon Pask, não só foi uma personagem crucial para o desenvolvimento do que se denominou por 'Second Order Cybernetics', como promoveu seminalmente a aplicação da Cibernética aos campos da Arte e Arquitectura.
Uma revisão da sua obra-carreira, realizada mediante escrutínio do seu Arquivo pessoal, demonstra o facto deste profissional ter estado envolvido numa sequência de eventos seminais. Essa sequência permite-nos estabelecer uma matriz onde se assiste ao desenvolvimento da disciplina Cibernética e das suas transacções com o mundo da Arquitectura. Tal inclui: as investigações científicas realizadas no seio da firma 'Systems Research Ltd'; a concepção de um par de artefactos audio-visuais interactivos-adaptativos a meio da década de 50; o trabalho do Comité Cibernético que marcou o projecto de arquitectura 'Fun Palace' da autoria de Cedric Price com as ideias de comunicação-controlo e 'auto-organização'; a concepção do primeiro ambiente reactivo de escala humana para a exposição 'Cybernetics Serendipity' de 1968; as transacções com o 'Architectural Machine Group' liderado por Negroponte no M.I.T., e finalmente a sua performance como consultor e docente na 'Architectural Association'.
Em paralelo, identificou-se que Pask propôs o conceito particular de 'Inteligência Geral' em contraste com a noção mais rígida de 'Inteligência Artificial'; e desenvolveu um grande contributo científico para o avanço de uma 'Second Order Cybernetics' com a sua 'Conversation Theory', que curiosamente teve uma das suas primeiras expressões no domínio da Arquitectura. Mediante estes desenvolvimentos, Pask defendia a ideia de Computação como algo interactivo e a 'Conversação' como unidade de troca de significado entre homens e máquinas inteligentes.
No que respeita a Cedric Price, constat-se tratar-se de um arquitecto que concebia ambientes flexíveis e impermanentes capazes de acolher a participação do usuário. Da análise da sua obra, sobressaiu pois a existência de um questionamento muito Pós-moderno e de relevância contemporânea, relacionado com o papel da Arquitectura e função do arquitecto na sociedade. Price foi um dos primeiros arquitectos a reconhecer o potencial das novas tecnologias da computação e informação; e a sua obra na nossa opinião constituiu uma base influente para desenvolvimentos futuros no campo da arquitectura´'High-tech' e Digital.
Investigação realizada no Arquivo Cedric Price do C.C.A., permite precisar ter sido em 1976 que Price se envolveu no projecto 'Generator' que veio a acolher as potencialidade das Ciências dos Sistemas e Computadores. Este tratava-se de um complexo arquitectónico para a Florida, constituído por uma grelha de fundações onde gruas poderiam dispor contentores cúbicos e outros componentes arquitectónicos em disposições variadas.
A análise de material relacionado com o 'Generator', permite afirmar que Price desenvolveu um processo projectual exaustivo em prole da sua ideia de Arquitectura impermanente aberta ao usuário. A sua ideia de uma 'Responsive Architecture' foi perseguida de modo radical numa fase tardia do projecto, quando este usufruiu da investigação-consultadoria de John Frazer em Computação e Modelação Inteligente. De facto, este encontro de Cedric Price e John Frazer em torno do projecto 'Generator' conduziu ao que viria a ser aclamado como o primeiro edifício inteligente; expressando em grande medida também a disponibilização da computação permitida pelo microprocessador.
Relativamente a John Frazer, interessa referir tratar-se de um profissional que já enquanto estudante de Arquitectura assistira a eventos seminais: como a conferência de Pask na A.A., a exposição 'Cybernetic Serendipity', o evento 'I.D.E.A.' em Folkstone. Frazer cedo avançou uma notável investigação em 'Modelação inteligente', 'Seed technique', e 'Arquitectura evolucionária', cujos resultados se prolongam ate hoje.
No âmbito da sua consultadoria para o projecto Generator de Cedric Price, John e Julia Frazer visionavam um edifício dotado com vida e mente própria - i.e. a ideia de um edifício propositivo distinto da ideia de um edifício meramente reactivo. Sumariamente, as suas propostas computacionais consistiam em embeber 'chips' nos componentes do edifício, conectá-los a um microprocessador, a partir do qual um grupo de softwares poderia providenciar assistência desde a fase de projecto até à fase de construção. Particularmente original, foi o facto de um desses programas ser anti-'Aborrecimento', isto é, reagir criativamente no caso de não ocorrerem transformações no complexo arquitectónico, estimulando a sua regeneração.
Em início dos anos 80, quando as fundações do edifício já estavam realizadas, ocorreu uma suspensão do projecto Generator que se prolongaria por vários anos.
Refira-se que desde essa altura, a carreira de Gordon Pask, por seu lado, também se desenvolvera bastante.
Investigação no Arquivo pessoal de Pask, permite descrever uma matriz de eventos onde se assiste ao desenvolvimento da Cibernética e das suas transacções com a Arquitectura. No ensaio 'Microman' de 1982, Pask extendeu a sua ideia de 'Inteligência geral' e 'Conversation Theory' para descrever de modo visionário a possibilidade futura de simbiose homem-máquina num 'Ambiente Informacional' mais holístico.
O arquitecto Cedric Price, também reencontrou Pask duas décadas depois da experiência em torno do 'Fun Palace', para desenvolver um novo projecto relacionado com cibernética - o 'Japan Net' (1986).
Trata-se de um projecto praticamente desconhecido, e investigação no Arquivo de Cedric Price do C.C.A., permite escrutinar a proposta projectual. Esta inclui uma 'Praça inteligente', uma 'Rede inteligente complementar' e 'Residências' desenvolvidas por Pask, e uma Rede paralela 'não-material' de artefactos para transacções informativas desenvolvida por Price. A nossa análise permitiu identificar que Pask deu uma expressão única às premissas do arquitecto de assegurar uma constante mudança e transacção informativa. Complementarmente, permitiu aferir que as concepções de Pask sobre uma simbiose do 'Microman' num 'Ambiente Informacional', a sua noção de epistemologia ('A of K'), e as suas ambições de construir animações computacionais evolutivas, se reflectiram na concepção do projecto Japan Net. De facto, o projecto consiste uma seminal expressão das conquistas de Pask em prole de uma 'Second Order Cybernetics'.
Para além disso, a nossa investigação e entrevistas, permitiram entender que transacções entre estes protagonistas continuaram decorrer desde então.
A perspectiva arquitectónica de Pask em particular, ao longo dos anos 80 e 90s, repercutiu a sua performance em 'Andragologia' no Universidade de Amesterdam. Pask extendeu a sua 'Conversation Theory' para uma 'Interaction Actors' Theory (i.e. A.I. em claro contraste com a denominação I.A.), pretendeu aplicar Sistemas físicos (i.e. Sistemas físicos desenvolvidos para psicologia experimental relacionada com C.T.) no domínio da projectação arquitectónica, e esteve envolvido na organização de eventos na Architectural Association relacionados com os temas do 'tempo' e do 'emergente'.
Frazer, por seu lado, também desenvolveu investigação impressionante, que inclui a concepção do 'Universal Constructor' - que o próprio Pask reconheceu como uma expressão notável do então emergente 'Ambiente Informacional'. Paralelamente ocorreram um par de revisitas ao projecto 'Generator' de Cedric Price. Investigação sobre as propostas de Frazer permite identificar ter-se ponderado a possibilidade de uma maquete que expressaria uma enorme sofisticação, permitindo uma 'forma auto-replicante de inteligência', e capacidade de adaptação interactiva e evolução.
A nossa investigação clarifica que Pask, por essa altura, pretendeu construir uma 'Animação computacional evolucionária', destinada a ser exibida em paralelo com o 'Universal Constructor' de Frazer.
Pask também redigiu em 1994 o prefácio para um ensaio notável da autoria de Frazer, que consideramos incontornável ... no que se refere a relação entre Arquitectura e Novas tecnologias - 'An evolucionary Architecture'. Este avançou um novo paradigma de Arquitectura, em que esta fica equacionada como uma forma de 'vida artificial'. A nossa investigação evidenciou ainda a curiosa intenção de Pask pouco antes do seu falecimento de escrever um livro complementar sobre o título 'Arquitectura, Cultura (...) e o Ambiente Informacional'. Este título na nossa opinião ecoa as suas conquistas da 'Conversation Theory' e 'Ambiente informativo' e as suas preocupações tardias relacionadas com uma civilização que contemplasse a evolução da cultura, Arquitectura e Pensamento.
Parece plausível propor que o debate contemporâneo sobre o papel da Arquitectura e a função do Arquitecto na sociedade deva incluir estas contribuições no que se refere à emergência da Pós-modernidade.
A agenda arquitectónica contemporânea, focada na nova ordem tecno-cultural da Sociedade da Informação e numa estética do emergente, pode usufruir destas experiências de transacção entre Cibernética, Ciências dos sistemas e computação, ocorridas nos encontros de Cedric Price, Pask e Frazer e em particular nas experiências dos projectos Generator e Japan Net. Ao longo de meio século, essas avançaram contribuições cruciais para um 'Evolving Environmnet', e providenciaram-nos com uma base para a urgente tarefa de especular sobre o futuro da Arquitectura Pós-Moderna numa altura que a disciplina afronta uma Sociedade da Informação pós-global. Um contexto que parece apelar para novas metodologias arquitectónicas que considerem tecnologias evolucionárias e emergentes para o projecto de arquitectura.
Estes aspectos, ..., são apontados no próximo ponto c).
- c -
Constatou-se que a estratégia projectual de Cedric Price visava uma Arquitectura dotada de capacidade de resposta e evolução. Tal intenção justificou o seu envolvimento com Pask e Frazer, duas eminências nos domínios científicos da Cibernética e Computação que perseguiram uma ideia de Arquitectura similar.
A ideia de uma 'Evolving Architecture' parece deter um profundo legado para o contexto actual da Sociedade da Informação. Interessaria pois ... um conjunto de aspectos.
Primeiro, ... a expressão da Sociedade da informação, i.e. da lógica das tecnologias informáticas e das redes de comunicação, ao nível da Arquitectura (e como corolário ao nível do Projecto, Arquitectura e Urbanismo).
Segundo, ... o trabalho de Cedric Price, Gordon e Pask no que se refere ao período tardio que compreende os anos 80 e 90 - i.e. o período de estabilização do modelo da S.I.
Paralelamente ... a relação entre os dois projectos de Arquitectura abordados – o projecto 'Generator' e o projecto 'Japan Net'."
(in: Gonçalo Furtado, Relatório 2006 (Investigaçao com apoio FCT - Co.financiamneto Programa Operacional da Ciência de Inovação 2010), Outubro 2006.)
BIBLIOGRAFIA
Geral:
- Josep Maria Montaner, Arquitectura y Critica, Gustavo Gili, Barcelona, 1999
- Neil Leach (ed.), Rethinking Architecture, London: Routledge, 1999
- Gonçalo Furtado (entrevista a Neil Leach), "Cidades construções escritas e nova politica - Uma conversa de Neil Leah com Gonçalo Furtado", 2004 (pendente)
- K. Michael Hays, Introduction, in: K. Michael Hays (ed.), Architecture Theory since 1968, Columbia Books of Architecture
- Joan Ockman, Introduction, in: Joan Ockman, Architecture Culture 1943-68: A documentary anthology, Rozzoli International Publications Inc., New York, 1993
- Kate Nesbitt (ed.), Theorizing a New Agenda for Architecture: An Anthology of Architectural Theory 1965-1995, Princeton Architectural Press, New York, 199
- Gonçalo Furtado e Pedro Castelo, "Tracing Portugal – emergent architectural practices" (2004), in: A Obra Nasce, Oporto: Universidade Fernando Pessoa. (pendente)
- Gonçalo Furtado (entrevista a Siza Vieira), "Continuity and Rupture", Londres: Architectural Association (leaflet), 2004.
- Neil SPiller " ", in: Gonçalo Furtado e Rui Afonso (ed.), Architecture: Machine and Body, Oporto: FAUP, 2006.
Part A (Textos a ser fornecidos e analisados):
- Gonçalo Furtado, "In between - Proyeto, Teoria y Construción" (2005), in: Carlos Hernandez (ed.), PEI Express, Bogota: PEI (pendente).
- Gonçalo Furtado, "Projecto Critico" (Papper realizado enquanto investigador apoiado pela Fundação Luso-Britânica e pela orientação de Neil Leach na Architectural Association de Londres), Faup/FLB Porto, 2004 (policopiado).
- Neil Leach, (Perface), in: Gonçalo Furtado, Behind the Pencil: The construction of the Critical Project, Bogota: PEI, 2005
Part B (textos a ser fornecidos e analisados):
- Texto a ser fornecido e analisado: Gonçalo Furtado, "Envisioning an Evolving Environment - The Encounters of Gordon Pask, Cedric Price and John Frazer" (Relatório), FAUP (apoiado pela FCT), Oporto, February 2007.
- Terence Riley (ed.), The Changing of the Avant-Garde: Visionary Architectural Drawings from the Howard Gilman Collection, New York: The Museum of Modern Art, 2002.
- Neil Spiller (ed.), Cyberreader: Critical Writing for the Digital Era, London: Phaidon, 2002.
Course - School of Design 'Elizava', Barcelona 2007
ESCUELA DE DESIGNO ELIZAVA
BARCELONA, 2007
COURSE: DISEGNO Y CIUDAD
Professores: Suzane Strum y Gonçalo Furtado (Professor Convidado)
SESSION 1 - Cedric Price´s Generator
Informacion complementar, vease: Gonçalo Furtado, Towards a responsive Architecture - Cedric Price´s Generator and Systems research", FAUP (Report Supported by FCT), March 2006. (Investigação realizada com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia.)
"Towards a responsive Architecture - Cedric Price´s Generator and Systems research
Gonçalo Furtado -… Repor for - F . A . U . P - March 2006.
INDEX
PART 0 - Introduction
0.1 - Research outline (p.1)
0.2 - General overview (p.4)
0.3 - Abbreviations and sources (p.6)
PART I - The history of Generator
1.1 - Howard’s art initiatives - the rise of Generator (p.7)
1.2 - The feasibility study - collecting and researching (p.12)
1.3 - 'It’s valid' - the subsequent design development (p.21)
1.4 - An inclusive teamwork - the consultants’ cooperation (p.31)
1.5. - The just one - The regeneration process and the first 'Menu' (p.41)
1.6 - Reports - Specifying the building components (p.50)
1.7 - Test - first experience and prototype (p.64)
1.8 - Envisioning the building and its subsequent suspension (p.74)
PART II - Technological responsiveness and its legacy
2.1 - The Frazers - Cybernetic systems and models (p.82)
2.2 - Returnings - Later proposals and its legacies (p.94)
...
PART 0 - Introduction
0.1 - Research outline
This … presents a large research on one of the seminal architectural projects engaged with cybernetics - the Generator conceived by Cedric Price. The relevance of this research consists of two aspects: first it provides the complete historical account of the project and second it explores the significance of its cybernetic engagement.
Generator was a project developed during the second half of the 70s; it began in late 1976 and was suspended around 1979-80 when some preliminary works to the building process had already been undertaken. Nevertheless this original Generator would be revisited twice as proven by some existing evidences. This was mainly due to John Frazer, who became involved in the project in 1978 as system consultant, and whose latter efforts continued to challenge Price to push the Generator further, along with the cybernetic research that it represented.
Today the Generator is … acknowledged as an unquestionable masterpiece that was able to break through the architectural state of the art of its time, in both technological and philosophical terms. ...
Our research on the Generator project is structured by three vectors that mix-overlap ...; and … [it] was based on original written material that was mainly afforded to us through an exhaustive research at the C.C.A. ...
The first vector, corresponds, in general terms, to the rise and development of the project by focusing on the evolving relationship between Cedric Price and its main client – one owner of the Gilman Paper Company - Howard Gilman. In parallel, it will also advance some ... related with the architect’s exchanges-interactions with some Company personnel involved in the process, with the client’s personal assistant Natalie, with his Art consultant Pierre Apraxine (especially in the definition of the paper brief), and with MoMa’s employee Barbara Jackobson, and who would also become his consultant known as the ‘Polorizer’. In particular, one wishes to highlight the project’s cultural dimension, including the specific contributions afforded by those involved in the project and on the envisionement of its future performance. In parallel it will also advance some fragments related with the architect’s exchange with Mr. Wallace Price, the manager of a company property named Wild Oak Plantation for where the project was conceived.
The second vector focuses the architect’s professional exchange, with his U.K. and U.S. technical consultants, namely with those directly engaged with the project …, and also with other personnel with whom there was a share of correspondence and thoughts. It wishes to focus particularly on the technological dimension of the design, from its initial phases of programmatic research, through the site survey, and to the calculations and detailing stages. In parallel, it advances some ... parts related with the last phase of the project, consisting of the preliminary work to the building construction phase such as the site preparation, the prototype construction, and the consultation of building industries. It focuses on a variety of material that was produced by the office during the design process, as well as correspondence and insights afforded from other personnel who were consulted for the building materials and the prototype construction.
The third vector focuses the decisive-crucial engagement with John and Julia Frazer, including their contribution of parallel research undertaken at Ulster Polytechnic and Autotronics and, most specifically, to the project’s cybernetic dimension. It also describes two posterior visits to the project after the … [suspension] of its original version in 1979-80, covering a period of the subsequent two decades that goes almost until today. In parallel, one ... take into account the development of Frazer’s own research, from its early ‘Intelligent three dimensional Modelling system’, … up to its actual ‘Evolutionary Architecture’ perspective. … Additionally, this last part includes a …conclusion highlighting how the project provide a … ground … to speculates on the subject of contemporary and future developments that, on a technological and conceptual level, afford from the Generator experience. ...
0.2 - General overview
The project was developed by Cedric Price in order to answer to a program that, initially, was not completely defined, ... .
The design process began by encompassing meetings, visits to the site, photographic surveys, enquiries, reports, etc., and gradually some drawn work.
The answer to an open, multi-use program would become marked-influenced by Price’s characteristic tendency-tone for a dynamic architecture that has the ability to evolve in order to answer to shifting activities and desires. Cedric used his characteristic gastronomic jargon, denominating the activities as ‘appetites’ and all plan spatial configurations as ‘menus’.
Price’s proposal synthetically developed into an orthogonal grid of foundation-bases, tracks and linear drains, into which a mobile crane would dispose a kit of parts made up of cubes, screening posts, decks, suspended and ground circulation networks, which allowed for multiple arrangements.
The cubes, in particular, were the basic unit for spatial enclosure in which any association would result as temporary. They were made of timber open-frame structures that were to be filled with a number of modular infill components, ranging from moveable cladding wall-panels to furniture, services and fittings.
All the design components were conceived as interrelated, and one notices, for instance, an accurate design attention to the correspondence of the grid with the site, the cube enclosures with the network of circulation and screens, etc. In addition to this, the viable articulation of it all was in itself a complex design process that required the study of a multiplicity of geometries and functional requirements. One also notices that all the components were chosen or superbly detailed by the architect, although they were always to be understood as a menu of components designed to facilitate change. Such flexibility-indeterminacy allows to respond to a multifunctional program, to particular changing aspects (as sunlight variation or pretended views), and, in general, to the unpredictable choice by the user.
In fact a permanent transformation afforded from the users’ participation-appropriation and displacement of mobile fittings; and they were even promoted-stimulated through the help of some technology. In order to achieve this, a special role was given to cybernetic technology, and Cedric Price would go on to invite John Frazer, an ex-professor of his collaborator Nick Bailey, with expertise in the field.
John Frazer develop his research within a department of Computer Aided Design simultaneously with his own business platform “Autographics”, conducted by his wife, the Architect Julia Frazer.
Cedric Price and his project would receive particular insights from John Frazer’s inspiration on Von Neumann’s Cellular Automata concept and from his awareness and understanding of the latest cybernetic developments. The building ended up having chips and sensors connected to a microprocessor; which enabled several computational programs to provide assistance form the design process to the building stage and even react against its performative ‘boredom’ by creatively stimulating the regeneration of the complex.
One must note that, in the future, John Frazer would, at Ulster, Hong Kong and at his Unit at the A.A., continue to advance a research on ‘morphogenetic processes’, …. The title of his book ‘An evolutionary architecture’ makes an explicit allusion to the idea of an Architecture that embraces a process of evolving simultaneously with the user and with society.
In the late 70s, the Generator did prove to be crucial in terms of expressing a relevant evolution from the ‘first order cybernetics’ aesthetics of communication and control (that had yet marked the Fun Palace two decades before) to an idea of ‘intelligent building’. ”
(in: Gonçalo Furtado, "Towards a responsive Architecture - Cedric Price´s Generator and Systems research, FAUP (Report, supported FCT), March 2006.
SESSION 2 - Cedric Price's Japan Net
SESSION 3 - N.D.
SESSION 4 - N.D.
Digital Cities Summit: From Virtual World to Human World, September 2007
“Digital Cities Summit: From Virtual World to Human World”, 24-25th September, 2007, ISCSP - Lisbon
24 th September -
"Cedric Price, Gordon Pask and John Frazer: Generator, Japan Net and other responsive and evolving environments”Dr Arq Gonçalo Furtado
This presentation “ … focuses on the encounters between three pre-eminent British professionals - Gordon Pask, Cedric Price and John Frazer - and provides an … account of … outstanding … projects related to systems and computation … .
In the post-war era, cybernetics and the systems approach have shown new means of dealing with complexity and organization, which possessed broad application. This was paralleled by developments in computation and Artificial Intelligence. … Cyberneticist and experimental psychologist, Gordon Pask, the crucial figure of second-order-cybernetics who was awarded the Wiener gold medal, is identified as a seminal promoter of cybernetics in the fields of art and architecture … . An overview of his career indicates a sequence of seminal moments that give a clear sense of the development of cybernetics and its exchanges with architecture. … Pask understood computation as something interactive and conversation as the basis of meaning exchange.
The … projects focused … pertain, not coincidently, to Price. This maverick of British avant-garde architecture was a tireless promoter of flexible impermanent architecture open to users’ participation … . From 1976 onwards, Cedric Price worked on a project engaged with systems and computers - the Generator. This envisioned a flexible architectural complex …. … Price’s aim of a ‘responsive architecture’ was furthered by John and Julia Frazer’s systems consultancy. The Frazers’ up-to-date research provided a system that enabled and stimulated the regeneration of the complex, and, furthermore, they envisioned Generator as possessing its own life and mind - a proactive rather than reactive structure. … Pask also reencountered Price in 1986 [ie decades after the Fun Palace] for a … project engaged with cybernetics - Japan Net. Here, Pask gave a unique expression to Price’s premises of change and permanent information exchange, envisioning Kawasaki as an ample evolving system, and expressing his own second-order-cybernetics’ interests. …
Gordon Pask died in 1996; Cedric Price died in 2003 and John Frazer currently resides in Australia. They have had long lasting influences and retain contemporary relevance … [T]hey provide us with a seminal foundation for speculation about architecture’s future development, by suggesting a more evolving environment that cherishes architecture’s creative and responsive role in humanity’s cultural oscillations.” (in: Gonçalo Furtado, “Envisioning and Evolving Environment: The Encounters of Gordon Pask, Cedric Price and John Frazer”, … (Research supported by FCT).
Acknowledgements: Neil Spiller, John and Julia Frazer, Howard Shubert, Amanda Heitler, Ranulph Glanville and Nic Bailey.
Obs: Generator and Beyond: The Encounters of Cedric Price and John Frazer, Coimbra: Universidade Vasco da Gama, 2007 (pending)
Conversation with Terence Riley, 2003
"...
[Gonçalo Furtado] - The Exhibition The Changing of the Avant-garde, which you recently organized at MoMA-QNS´s temporary facilities, was a remarkable synthesis of the vigorous architectural creation of the post-war period. This synthesis included 173 drawings from the recently acquired Howard Gilman Collection as well as 16 other drawings that already existed in the MoMA archives. In what way does this exhibition follow the historical sequence of MoMA Architecture exhibitions?
[Terence Riley] - We try to balance our program between the presentation of new works by contemporary architects and historical retrospectives on modern topics, particularly those that have relevance for present day such as the Changing of the Avant-garde. We don´t normally carry out historical research for the sake of research alone.
...
[Gonçalo Furtado] - It is interesting to notice that the third, and last, zone of the exhibition displayed the project Generator, by Cedric Price, which is a flexible system of the generation of ideas that highlights many of the aspects that characterize today´s architectural production (ephemeraleness, conceptualization, imagetics etc) On the other hand, it is based on communication technologies, which together with biotechnologies that interested the megaestructuralists constitute the two main vectores of contemporary scientific development. I believe that Cedric Price hasn´t received enough attention, despite his highly lucid and visionary perceptiveness. DO you agree?
[Terence Riley} - I agree that Price is vastly under-appreciated but I think this will change. I was happy to hear that ... the CCA bought his archives and that architects of a younger generation such as Abalos and Herreros have been writing about him. Price does brifge the gap between the megaestructure and the post-modern. If you look at Potteries Think Belt and the Generator project, it appears to me that Price was the first to realize, however crudely it might seem now, that the only megaestructure that would be built would be the World Wide Web. This is, of course, a parallel development to the shift between the Giedion´s machines and Eisenstein´s montage of atrractions. We are, of course, still in that transition. As Calvino said, ´the heavy machines still exist, they obey the commands of weightless bits´."
Gonçalo Furtado (conversation with Terence Riley), "Mediatization and Vanguard: Conversation with Terence Riley",[W]Art, N.1, Oporto 2003, pp. 97-103 and 179-181.
8/28/07
Material provided to T.A. long ago
PART 1
Gonçalo Furtado, "Cedric Price’s Generator and the Frazers’ System Research #1".
"1 - Introduction: The Rise of Generator
Cedric Price’s Generator project arose in 1976 in response to a commission by Howard Gilman - the co-chief executive of the American Gilman Paper Company - for its White Oak Plantation located on the Florida/Georgia border. A synthesis of the Generator project figured in the 1984 publication Cedric Price Works II; visual material related to the project figures in MoMA’s (2002) The Changing of the Avant-garde: Visionary Architectural Drawings from the Howard Gilman Collection, while its computational programmes are described in Spiller’s (2002) Cyber Reader: Critical Writing for the Digital Era. Generator’s project material can be found today in the Cedric Price Archives held by the Canadian Centre for Architecture (CCA) in Montreal-Canada, where I conducted primary research in 2005. An analysis of this material shows that Price conceived of it as a “generator” both for the site and the client’s company which could take the form of distinct architectural complexes in order to absorb diverse activities and shifting desires. ... At a later stage of the project, Price invited the Frazers to join the Generator’s team effort ... . This text focuses on their exchanges during the original project version, and the Frazer’s computational research and systems contribution to the Generator project which envisioned enabling and stimulating the regeneration of the complex. Price’s conception of Generator as a reconfigurable, modular complex, made possible its absorption within the technological framework of computation and artificial intelligence and, through the application of the Frazers’ research, the project ended up being acknowledged as the first intelligent building." Gonçalo Furtado, "Cedric Price’s Generator and the Frazers’ System Research #1" (to T.A.).
See also Part 2: Gonçalo Furtado, "Cedric Price’s Generator and the Frazers’ System Research #2" (to Rev. Vasco da Gama)
Gonçalo Furtado, "Cedric Price’s Generator and the Frazers’ System Research #1".
"1 - Introduction: The Rise of Generator
Cedric Price’s Generator project arose in 1976 in response to a commission by Howard Gilman - the co-chief executive of the American Gilman Paper Company - for its White Oak Plantation located on the Florida/Georgia border. A synthesis of the Generator project figured in the 1984 publication Cedric Price Works II; visual material related to the project figures in MoMA’s (2002) The Changing of the Avant-garde: Visionary Architectural Drawings from the Howard Gilman Collection, while its computational programmes are described in Spiller’s (2002) Cyber Reader: Critical Writing for the Digital Era. Generator’s project material can be found today in the Cedric Price Archives held by the Canadian Centre for Architecture (CCA) in Montreal-Canada, where I conducted primary research in 2005. An analysis of this material shows that Price conceived of it as a “generator” both for the site and the client’s company which could take the form of distinct architectural complexes in order to absorb diverse activities and shifting desires. ... At a later stage of the project, Price invited the Frazers to join the Generator’s team effort ... . This text focuses on their exchanges during the original project version, and the Frazer’s computational research and systems contribution to the Generator project which envisioned enabling and stimulating the regeneration of the complex. Price’s conception of Generator as a reconfigurable, modular complex, made possible its absorption within the technological framework of computation and artificial intelligence and, through the application of the Frazers’ research, the project ended up being acknowledged as the first intelligent building." Gonçalo Furtado, "Cedric Price’s Generator and the Frazers’ System Research #1" (to T.A.).
See also Part 2: Gonçalo Furtado, "Cedric Price’s Generator and the Frazers’ System Research #2" (to Rev. Vasco da Gama)
8/27/07
Paper for FAUTL, June 2006
Algumas notas sobre uma segunda ordem de relacionamento entre arte e tecnologia
e seu reflexo na Arquitectura
Gonçalo Furtado
"Abstract
Arquitectura, Arte e Ciência são domínios que possuem uma história repleta de coexistências, afastamentos e reencontros. O espaço entre Arte e Ciência esteve por vezes devoluto no passado; mas a ocorrência de determinados cruzamentos ao longo das últimas décadas, recorda a existência de uma dinâmica criativa em ambas as áreas. É particularmente relevante que a Arquitectura permaneça nesse espaço que existe “entre” Arte e Ciência; dado que actualmente poder acolher o feed-back do seu cruzamento, e expressá-lo reconceptualizando-se enquanto fenómeno de emergência. Quanto a esta potencial narrativa, podemos avançar algumas notas sobre encontros da Arte e tecnologia, e, paralelamente, contribuir para um debate arquitectónico contemporâneo.
1
...
Existe toda uma história composta por produções como as exemplificadas vindas de cientistas (como o referido dispositivo cibernético “Colloquium of mobiles” de Gordon Pask ou a exploração robótica de Edward Ihnatowicz) ou vindas de artistas (como os impulsos a Arte interactiva e a ampliação da consciência por Roy Ascott), que constituíram experiências pioneiras no domínio de uma Arte tecno-criativamente interactiva.
A apropriação de tecnologia e pensamentos vindas do mundo científico no domínio da Arte, parecem frequentemente ter visado perseguir uma condição de interactividade criativa – à semelhança do prometido-ambicionado por múltiplas modalidades que privilegiaram a mobilidade, participação e efemeridade (como por exemplo a performance, o happening ou as instalações das décadas após a guerra).
Para além disto, casos como os descritos, pela sua escala ou natureza, oferecem-se como bases interessantes para pensar, por exemplo, a Arquitectura. Em muitos aspectos, anunciavam aplicações possíveis que as áreas da cibernética, robótica e ciências computacionais poderiam ter, por exemplo, ao nível da Arquitectura.
Privilegiavam entendimentos conceptuais em que qualquer identidade (por exemplo um ambiente lumínico-sonoro, o comportamento de um robot, uma obra de arte ou instituição) vinha entendido como algo criativamente dinâmico, e aberto à transformação-evolução.
Note-se que o potencial presente em noções de uma “first order cybernetcis” - com sistema e retroalimentação, foi ainda ampliado pelo desenvolvimento das múltiplas ciências-teorias da complexidade, (que vão do caos, as catástrofes, etc.); e em particular pelos aportes de uma “Second order cybernetycs” em prole da inclusão do observador no sistema (dos “Observing Systems” de Von Foerster à “Teoria da Conversação” de Gordon Pask)
Quase parece que essas experiências anteviam o potencial de um ambiente futuro, que, para lá de mera responsividade mecanicista, estivesse dotado de capacidade de se envolver criativamente com o habitante e dinamicamente evoluir.
De facto, se constatamos que se o paradigma Digital permaneceu corrente ate aos 90s; vem requerendo-se hoje um esforço para desenvolver discursos que o enriqueçam operativamente.
Gostaríamos de aludir a um discurso que deambule entre a escala intangível da permanente reconfigurarão da realidade híbrida do meta-espaço; e a escala infinitamente pequena do necessário interface bio-tecnológico.
Mesmo entre os mais cépticos, se tornou aceite que no nosso “real” participa tanto o físico como o digital; devendo o debate passar a focar-se nesta escala do meta-espaço onde tal oscilação dialéctica ocorre. Seria agora então produtivo privilegiar-se uma ideia de “virtual”, não reduzida a ideias tipo RV, etc.; e que remetesse mais para o entendimento Proustiano de “virtus” enquanto potencialidade e o ênfase Deleuziano na imanência e becoming. É neste contexto e entendimento que se insere a hipótese que a conceptualização de tal realidade “hibrida” e sua experiência possa usufruir de um focus como auto-organização sistémica, sendo entendido como meta-espaço evolucionário composto por um continum dimensional.
Como corolário, essa permanente oscilação entre os pólos físico-digital, requisitaria interfaces inovadores constituídos por tecnologias de diversas naturezas, com vista a suportar a permanente conectividade.
Precepcionamos a possibilidade de um interface “multiple-scale”; concentrado nessa escala infinitamente pequena entre a biologia e a não-tecnologia e, eventualmente em situações limite que roça o imaginário de hibridação pós-biológica. (Mas a nosso ver um imaginário “pós-biológico” que, se permite debater variadas tecnologias – da nano à genética, e ciências - das ciências cognitivas a bio-ética, sempre o faca na óptica do enriquecimento da nossa condição de seres humanos, mais que nos perceber como mero processo de informação como em décadas passadas aconteceu com alguma investigação em IA).
Independentemente de o debate incorporar ou não esta polémica, certo é que só no cruzamento entre Arte-Ciência, onde permanece a Arquitectura, se conseguirá explorar criativamente o universo total do nosso ambiente e interface. Afrontar o infinito do desconhecido com uma consciência Godeliana da incompletude do conhecimento sobre o nosso futuro presente.
As últimas décadas têm registado interessantes cruzamentos entre os domínios da Arte e Ciência reconhecendo a existência de uma dinâmica criativa em ambas.
Nesse espaço de encontro, onde a Arquitectura sempre se encontrou, ocorrem feed-backs que podem dinâmicamente apoiar o nosso próprio debate Arquitectónico. Reconheceremos nesse debate, entre outras, a hipótese de uma reconfiguração do próprio conceito de Arquitectura?"
Gonçalo Furtado, "Algumas notas sobre uma segunda ordem de relacionamento entre arte e tecnologia", in: Revista da FAUTL, Lisbon (Publication pending).
e seu reflexo na Arquitectura
Gonçalo Furtado
"Abstract
Arquitectura, Arte e Ciência são domínios que possuem uma história repleta de coexistências, afastamentos e reencontros. O espaço entre Arte e Ciência esteve por vezes devoluto no passado; mas a ocorrência de determinados cruzamentos ao longo das últimas décadas, recorda a existência de uma dinâmica criativa em ambas as áreas. É particularmente relevante que a Arquitectura permaneça nesse espaço que existe “entre” Arte e Ciência; dado que actualmente poder acolher o feed-back do seu cruzamento, e expressá-lo reconceptualizando-se enquanto fenómeno de emergência. Quanto a esta potencial narrativa, podemos avançar algumas notas sobre encontros da Arte e tecnologia, e, paralelamente, contribuir para um debate arquitectónico contemporâneo.
1
...
Existe toda uma história composta por produções como as exemplificadas vindas de cientistas (como o referido dispositivo cibernético “Colloquium of mobiles” de Gordon Pask ou a exploração robótica de Edward Ihnatowicz) ou vindas de artistas (como os impulsos a Arte interactiva e a ampliação da consciência por Roy Ascott), que constituíram experiências pioneiras no domínio de uma Arte tecno-criativamente interactiva.
A apropriação de tecnologia e pensamentos vindas do mundo científico no domínio da Arte, parecem frequentemente ter visado perseguir uma condição de interactividade criativa – à semelhança do prometido-ambicionado por múltiplas modalidades que privilegiaram a mobilidade, participação e efemeridade (como por exemplo a performance, o happening ou as instalações das décadas após a guerra).
Para além disto, casos como os descritos, pela sua escala ou natureza, oferecem-se como bases interessantes para pensar, por exemplo, a Arquitectura. Em muitos aspectos, anunciavam aplicações possíveis que as áreas da cibernética, robótica e ciências computacionais poderiam ter, por exemplo, ao nível da Arquitectura.
Privilegiavam entendimentos conceptuais em que qualquer identidade (por exemplo um ambiente lumínico-sonoro, o comportamento de um robot, uma obra de arte ou instituição) vinha entendido como algo criativamente dinâmico, e aberto à transformação-evolução.
Note-se que o potencial presente em noções de uma “first order cybernetcis” - com sistema e retroalimentação, foi ainda ampliado pelo desenvolvimento das múltiplas ciências-teorias da complexidade, (que vão do caos, as catástrofes, etc.); e em particular pelos aportes de uma “Second order cybernetycs” em prole da inclusão do observador no sistema (dos “Observing Systems” de Von Foerster à “Teoria da Conversação” de Gordon Pask)
Quase parece que essas experiências anteviam o potencial de um ambiente futuro, que, para lá de mera responsividade mecanicista, estivesse dotado de capacidade de se envolver criativamente com o habitante e dinamicamente evoluir.
De facto, se constatamos que se o paradigma Digital permaneceu corrente ate aos 90s; vem requerendo-se hoje um esforço para desenvolver discursos que o enriqueçam operativamente.
Gostaríamos de aludir a um discurso que deambule entre a escala intangível da permanente reconfigurarão da realidade híbrida do meta-espaço; e a escala infinitamente pequena do necessário interface bio-tecnológico.
Mesmo entre os mais cépticos, se tornou aceite que no nosso “real” participa tanto o físico como o digital; devendo o debate passar a focar-se nesta escala do meta-espaço onde tal oscilação dialéctica ocorre. Seria agora então produtivo privilegiar-se uma ideia de “virtual”, não reduzida a ideias tipo RV, etc.; e que remetesse mais para o entendimento Proustiano de “virtus” enquanto potencialidade e o ênfase Deleuziano na imanência e becoming. É neste contexto e entendimento que se insere a hipótese que a conceptualização de tal realidade “hibrida” e sua experiência possa usufruir de um focus como auto-organização sistémica, sendo entendido como meta-espaço evolucionário composto por um continum dimensional.
Como corolário, essa permanente oscilação entre os pólos físico-digital, requisitaria interfaces inovadores constituídos por tecnologias de diversas naturezas, com vista a suportar a permanente conectividade.
Precepcionamos a possibilidade de um interface “multiple-scale”; concentrado nessa escala infinitamente pequena entre a biologia e a não-tecnologia e, eventualmente em situações limite que roça o imaginário de hibridação pós-biológica. (Mas a nosso ver um imaginário “pós-biológico” que, se permite debater variadas tecnologias – da nano à genética, e ciências - das ciências cognitivas a bio-ética, sempre o faca na óptica do enriquecimento da nossa condição de seres humanos, mais que nos perceber como mero processo de informação como em décadas passadas aconteceu com alguma investigação em IA).
Independentemente de o debate incorporar ou não esta polémica, certo é que só no cruzamento entre Arte-Ciência, onde permanece a Arquitectura, se conseguirá explorar criativamente o universo total do nosso ambiente e interface. Afrontar o infinito do desconhecido com uma consciência Godeliana da incompletude do conhecimento sobre o nosso futuro presente.
As últimas décadas têm registado interessantes cruzamentos entre os domínios da Arte e Ciência reconhecendo a existência de uma dinâmica criativa em ambas.
Nesse espaço de encontro, onde a Arquitectura sempre se encontrou, ocorrem feed-backs que podem dinâmicamente apoiar o nosso próprio debate Arquitectónico. Reconheceremos nesse debate, entre outras, a hipótese de uma reconfiguração do próprio conceito de Arquitectura?"
Gonçalo Furtado, "Algumas notas sobre uma segunda ordem de relacionamento entre arte e tecnologia", in: Revista da FAUTL, Lisbon (Publication pending).
For PSIAX, 2004-2005
Gonçalo Furtado, “Notes on Systemic and Cybernetic Thought in Architectural Representation, and the Enquiring into Notions of Authorship and Disciplinary Authority in Price …”. (October 2004-April 2005; submitted to PSIAX).
Summary.
“Among the range of phenomena that took place in the 1960s, one can identify the influence of cybernetic thinking … whose impact in Architecture was significant. … From the outlet, it has to be admitted that this article … is interested in focusing on the meaning of experiments that attempt to deal with uncertainty, and, at the same time, to outline some of the presuppositions that underline such an enterprise”.
Summary.
“Among the range of phenomena that took place in the 1960s, one can identify the influence of cybernetic thinking … whose impact in Architecture was significant. … From the outlet, it has to be admitted that this article … is interested in focusing on the meaning of experiments that attempt to deal with uncertainty, and, at the same time, to outline some of the presuppositions that underline such an enterprise”.
Enabling Architecture and Technological Responsivity
Gonçalo Furtado, “Enabling Architecture and Technological Responsivity…” (Research 2004-2005; Report 2005, Bartlett-U.C.L.).
Summary:
This relates with “… specific design propositions … . [T]o grasp the intended meaning of what is expressed by cybernetics technology in design and Price … pioneering development of a …cybernetic sensibility, an analysis in detail is previewed of a particular sequence of projects… . First, Price pioneering Fun Palace, in collaboration with the Cybernetic Committee directed by Gordon Pask, based on the first order ideas of control and feedback; second the Generator project, in collaboration with John Frazer, which advanced intelligence response; and finally Japan Net…”
Summary:
This relates with “… specific design propositions … . [T]o grasp the intended meaning of what is expressed by cybernetics technology in design and Price … pioneering development of a …cybernetic sensibility, an analysis in detail is previewed of a particular sequence of projects… . First, Price pioneering Fun Palace, in collaboration with the Cybernetic Committee directed by Gordon Pask, based on the first order ideas of control and feedback; second the Generator project, in collaboration with John Frazer, which advanced intelligence response; and finally Japan Net…”
8/25/07
Presentation at the Bartlett, 2005.
“Enabling Architecture and technological responsivity in Cedric Price … post WW II architectural discourses” [Report], Bartlett-University College of London, 2005
Gonçalo Furtado
Abstract
"This … focuses on the profound transformation that took place in the culture of architectural design during the transitional period from Late-modernity to Post-modernity. Such a transition is associated, not with the more commonly known and studied sequence of concerns and formal-stylistic results, but with the influence of a new technological sensibility (cybernetic and systemic) that infiltrated itself in architectural thought and design, at the time, and through some specific experiences. The research … collect and analyse specific design propositions of … Cedric Price …, which were significant but, nonetheless, remain less studied [ie Generator, Japan Net etc]. These … inspired and established pioneer relationships of the discipline with the new techno-scientific domains of the new information sciences. In doing so, they expected not so much to insinuate an idea of progress conducted by technology (as was the case with the previous modern mechanistic thought), but precisely to advance what was emerging as a new post-modern epistemological condition (that possesses an affinity with the scientific logic of complexities and its non-hierarchical organizations of individual components).In analysing this critical historical account of the development of the post-modern epistemological condition in architectural design by taking Price … technological strategies on indeterminacy as crucial; this research … further discuss the influence that they have had on today’s architectural practice, within the Post-modern Culture and technological reality of the Information Society. Analogies between second order cybernetics and post structuralism are also ... to be delineated; highlighting the question as to the future purpose of architecture and the role of the architect by the former, as well as the crucial relevance of the latter to a current design epistemology of design marked by the new science of complexity’s logics of emergency and evolutionarism."
Gonçalo Furtado, “Enabling Architecture and technological responsivity in Cedric Price … post WW II architectural discourses” [abstract of presentation], Bartlett-University College of London, 2005
Gonçalo Furtado
Abstract
"This … focuses on the profound transformation that took place in the culture of architectural design during the transitional period from Late-modernity to Post-modernity. Such a transition is associated, not with the more commonly known and studied sequence of concerns and formal-stylistic results, but with the influence of a new technological sensibility (cybernetic and systemic) that infiltrated itself in architectural thought and design, at the time, and through some specific experiences. The research … collect and analyse specific design propositions of … Cedric Price …, which were significant but, nonetheless, remain less studied [ie Generator, Japan Net etc]. These … inspired and established pioneer relationships of the discipline with the new techno-scientific domains of the new information sciences. In doing so, they expected not so much to insinuate an idea of progress conducted by technology (as was the case with the previous modern mechanistic thought), but precisely to advance what was emerging as a new post-modern epistemological condition (that possesses an affinity with the scientific logic of complexities and its non-hierarchical organizations of individual components).In analysing this critical historical account of the development of the post-modern epistemological condition in architectural design by taking Price … technological strategies on indeterminacy as crucial; this research … further discuss the influence that they have had on today’s architectural practice, within the Post-modern Culture and technological reality of the Information Society. Analogies between second order cybernetics and post structuralism are also ... to be delineated; highlighting the question as to the future purpose of architecture and the role of the architect by the former, as well as the crucial relevance of the latter to a current design epistemology of design marked by the new science of complexity’s logics of emergency and evolutionarism."
Gonçalo Furtado, “Enabling Architecture and technological responsivity in Cedric Price … post WW II architectural discourses” [abstract of presentation], Bartlett-University College of London, 2005
8/12/07
A Lecture, 2003
Ciclo de Arquitectura e Cinema - "Imaginário MoMA" (Co - organização da Ordem dos Arquitectos e da Fundação de Serralves)
Auditorio de Serralves, 8Oct-10Dez, 2003.
DEZEMBRO
“THE CHANGING OF THE AVANT-GUARD” (2002)
3 DEZ Apresentação: Gonçalo Furtado
Kisho Kurokawa, From Metabolism to Symbiosis 1986, 58’, M. Blackwood Prod.
Hiroxima, mon amour de Alain Resnais, França/Japão, 1959, 92’, P/B
Auditorio de Serralves, 8Oct-10Dez, 2003.
DEZEMBRO
“THE CHANGING OF THE AVANT-GUARD” (2002)
3 DEZ Apresentação: Gonçalo Furtado
Kisho Kurokawa, From Metabolism to Symbiosis 1986, 58’, M. Blackwood Prod.
Hiroxima, mon amour de Alain Resnais, França/Japão, 1959, 92’, P/B
Subscribe to:
Posts (Atom)