UNIVERSIDADE LUSIADA – PROGRAMA DE DOUTORAMENTO (LISBOA, OCTOBER 2007)
SESSAO #: A IDEIA DE PROJECTO CRITICO: PROJECTOS E ENCONTROS DE CEDRIC PRICE COMO CASO DE ESTUDO
Professor Gonçalo Furtado (gmfcl@hotmail.com/http://www.paskpricefrazer.blogspot.com)
DESCRICAO GERAL:
Esta sessão, intitulada "A ideia de projecto critico: projectos e encontros de Cedric Price como caso de estudo", visa, em termos gerais, descrever metodologias de arquitectura, analisar as tenues fronteiras entre a teoria, o projecto e a construção e debater a ideia de projecto critico proposta pelo palestrante.
O debate sobre os referidos aspectos será baseado na análise de investigação e textos produzidos pelo palestrante. Nomeadamente investigação realizada sobre practicas de "projecto critico" e sobre o papel do pensamento teorico na pratica do projecto de arquitectura contemporâneo, e investigação realizada sobre os projectos Generator e Japan Net do arquitecto inglês Cedric Price, sobre as transações entre Arquitectura e outras disciplinas e os encontros de Price, Pask e Frazer.
INFORMAÇÂO AUXILIAR
Part A - The Critical Project
Excerto de: "Gonçalo Furtado, Behind the Pencil: The Construction of the Critical Project", Bogota: Pei, 2005.
Part B - Cedric Price's Generator and the Encounters of Pask and Frazer
Excerto de: Gonçalo Furtado, Relatório 2006 (Investigaçao com apoio FCT - Co.financiamneto Programa Operacional da Ciência de Inovação 2010), Outubro 2006.
" ...Relatório (Outubro de 2006)...
- a -
A investigação desenvolvida visou identificar como uma nova sensibilidade tecnológica trazida pelas áreas da Cibernética e Computação, esteve em consonância com a transformação da cultura do projecto ... Experiencias e relacionamentos seminais entre os domínios da Arquitectura e os das Ciências Informáticas foram identificados em torno da obra do arquitecto britânico Cedric Price e dos seus colaboradores técnicos Pask e Frazer. O conjunto de ocorrências e desenvolvimentos nos domínios da Cibernética, Ciências dos Sistemas, Computação, e Arquitectura, que usufruíram do envolvimento destas personalidades, foi abordado. Dois projectos inovadores de Arquitectura foram escrutinados: o projecto 'Generator', relacionado com a concepção do primeiro edifício inteligente, e o projecto 'Japan Net', relacionado com a cidade Japonesa de Kawasaki.
A investigação compreendeu pois ... campos principais de trabalho.
... Um ... campo de trabalho esteve relacionado com .. o trabalho do arquitecto britânico Cedric Price e dos seus colaboradores técnicos Pask e Frazer. Tal compreendeu, ... trabalho de Arquivo. ...
Um ... campo de trabalho esteve relacionado com o escrutínio dos dois projectos de arquitectura referidos - o projecto 'Generator' e o projecto 'Japan Net'. Tal compreendeu, ... análise completa dos projectos mediante os seus elementos gráficos e técnicos ...
A investigação desenvolvida sobre estes campos de trabalho, ... clarificou como as áreas da Cibernética e Computação trouxeram uma sensibilidade especifica marcada pela ideia de impermanência, circularidade, e evolucionarismo. Essa sensibilidade teve reflexos arquitectónicos numa sequencia de ocorrências que envolveram Cedric Price, Pask e Frazer, e marcou um par de experiências projectuais que permaneciam ate à data pouco estudadas - os projectos 'Generator' e 'Japan net'.
Estes aspectos são descritos com maior detalhe, no próximo ponto b).
- b -
A história da relação entre Arquitectura e os domínios da Cibernética, Ciências dos Sistemas e Computação, remete em grande medida para um conjunto preciso de profissionais britânicos - nomeadamente o arquitecto Cedric Price e os seus consultores técnicos Pask e Frazer.
...
Cedric Price em Inglaterra, ... usufruiu fortemente do conhecimento Cibernético, da investigação em Sistemas, e dos avanços Computacionais, por via de Pask e Frazer. No âmbito desta investigação tivemos acesso a múltiplo material original relacionado com estes protagonistas, nomeadamente mediante incursão no Arquivo Cedric Price do C.C.A., e dos Arquivos pessoais de Gordon Pask e John Frazer.
A nossa investigação permitiu clarificar que o cibernético Gordon Pask, não só foi uma personagem crucial para o desenvolvimento do que se denominou por 'Second Order Cybernetics', como promoveu seminalmente a aplicação da Cibernética aos campos da Arte e Arquitectura.
Uma revisão da sua obra-carreira, realizada mediante escrutínio do seu Arquivo pessoal, demonstra o facto deste profissional ter estado envolvido numa sequência de eventos seminais. Essa sequência permite-nos estabelecer uma matriz onde se assiste ao desenvolvimento da disciplina Cibernética e das suas transacções com o mundo da Arquitectura. Tal inclui: as investigações científicas realizadas no seio da firma 'Systems Research Ltd'; a concepção de um par de artefactos audio-visuais interactivos-adaptativos a meio da década de 50; o trabalho do Comité Cibernético que marcou o projecto de arquitectura 'Fun Palace' da autoria de Cedric Price com as ideias de comunicação-controlo e 'auto-organização'; a concepção do primeiro ambiente reactivo de escala humana para a exposição 'Cybernetics Serendipity' de 1968; as transacções com o 'Architectural Machine Group' liderado por Negroponte no M.I.T., e finalmente a sua performance como consultor e docente na 'Architectural Association'.
Em paralelo, identificou-se que Pask propôs o conceito particular de 'Inteligência Geral' em contraste com a noção mais rígida de 'Inteligência Artificial'; e desenvolveu um grande contributo científico para o avanço de uma 'Second Order Cybernetics' com a sua 'Conversation Theory', que curiosamente teve uma das suas primeiras expressões no domínio da Arquitectura. Mediante estes desenvolvimentos, Pask defendia a ideia de Computação como algo interactivo e a 'Conversação' como unidade de troca de significado entre homens e máquinas inteligentes.
No que respeita a Cedric Price, constat-se tratar-se de um arquitecto que concebia ambientes flexíveis e impermanentes capazes de acolher a participação do usuário. Da análise da sua obra, sobressaiu pois a existência de um questionamento muito Pós-moderno e de relevância contemporânea, relacionado com o papel da Arquitectura e função do arquitecto na sociedade. Price foi um dos primeiros arquitectos a reconhecer o potencial das novas tecnologias da computação e informação; e a sua obra na nossa opinião constituiu uma base influente para desenvolvimentos futuros no campo da arquitectura´'High-tech' e Digital.
Investigação realizada no Arquivo Cedric Price do C.C.A., permite precisar ter sido em 1976 que Price se envolveu no projecto 'Generator' que veio a acolher as potencialidade das Ciências dos Sistemas e Computadores. Este tratava-se de um complexo arquitectónico para a Florida, constituído por uma grelha de fundações onde gruas poderiam dispor contentores cúbicos e outros componentes arquitectónicos em disposições variadas.
A análise de material relacionado com o 'Generator', permite afirmar que Price desenvolveu um processo projectual exaustivo em prole da sua ideia de Arquitectura impermanente aberta ao usuário. A sua ideia de uma 'Responsive Architecture' foi perseguida de modo radical numa fase tardia do projecto, quando este usufruiu da investigação-consultadoria de John Frazer em Computação e Modelação Inteligente. De facto, este encontro de Cedric Price e John Frazer em torno do projecto 'Generator' conduziu ao que viria a ser aclamado como o primeiro edifício inteligente; expressando em grande medida também a disponibilização da computação permitida pelo microprocessador.
Relativamente a John Frazer, interessa referir tratar-se de um profissional que já enquanto estudante de Arquitectura assistira a eventos seminais: como a conferência de Pask na A.A., a exposição 'Cybernetic Serendipity', o evento 'I.D.E.A.' em Folkstone. Frazer cedo avançou uma notável investigação em 'Modelação inteligente', 'Seed technique', e 'Arquitectura evolucionária', cujos resultados se prolongam ate hoje.
No âmbito da sua consultadoria para o projecto Generator de Cedric Price, John e Julia Frazer visionavam um edifício dotado com vida e mente própria - i.e. a ideia de um edifício propositivo distinto da ideia de um edifício meramente reactivo. Sumariamente, as suas propostas computacionais consistiam em embeber 'chips' nos componentes do edifício, conectá-los a um microprocessador, a partir do qual um grupo de softwares poderia providenciar assistência desde a fase de projecto até à fase de construção. Particularmente original, foi o facto de um desses programas ser anti-'Aborrecimento', isto é, reagir criativamente no caso de não ocorrerem transformações no complexo arquitectónico, estimulando a sua regeneração.
Em início dos anos 80, quando as fundações do edifício já estavam realizadas, ocorreu uma suspensão do projecto Generator que se prolongaria por vários anos.
Refira-se que desde essa altura, a carreira de Gordon Pask, por seu lado, também se desenvolvera bastante.
Investigação no Arquivo pessoal de Pask, permite descrever uma matriz de eventos onde se assiste ao desenvolvimento da Cibernética e das suas transacções com a Arquitectura. No ensaio 'Microman' de 1982, Pask extendeu a sua ideia de 'Inteligência geral' e 'Conversation Theory' para descrever de modo visionário a possibilidade futura de simbiose homem-máquina num 'Ambiente Informacional' mais holístico.
O arquitecto Cedric Price, também reencontrou Pask duas décadas depois da experiência em torno do 'Fun Palace', para desenvolver um novo projecto relacionado com cibernética - o 'Japan Net' (1986).
Trata-se de um projecto praticamente desconhecido, e investigação no Arquivo de Cedric Price do C.C.A., permite escrutinar a proposta projectual. Esta inclui uma 'Praça inteligente', uma 'Rede inteligente complementar' e 'Residências' desenvolvidas por Pask, e uma Rede paralela 'não-material' de artefactos para transacções informativas desenvolvida por Price. A nossa análise permitiu identificar que Pask deu uma expressão única às premissas do arquitecto de assegurar uma constante mudança e transacção informativa. Complementarmente, permitiu aferir que as concepções de Pask sobre uma simbiose do 'Microman' num 'Ambiente Informacional', a sua noção de epistemologia ('A of K'), e as suas ambições de construir animações computacionais evolutivas, se reflectiram na concepção do projecto Japan Net. De facto, o projecto consiste uma seminal expressão das conquistas de Pask em prole de uma 'Second Order Cybernetics'.
Para além disso, a nossa investigação e entrevistas, permitiram entender que transacções entre estes protagonistas continuaram decorrer desde então.
A perspectiva arquitectónica de Pask em particular, ao longo dos anos 80 e 90s, repercutiu a sua performance em 'Andragologia' no Universidade de Amesterdam. Pask extendeu a sua 'Conversation Theory' para uma 'Interaction Actors' Theory (i.e. A.I. em claro contraste com a denominação I.A.), pretendeu aplicar Sistemas físicos (i.e. Sistemas físicos desenvolvidos para psicologia experimental relacionada com C.T.) no domínio da projectação arquitectónica, e esteve envolvido na organização de eventos na Architectural Association relacionados com os temas do 'tempo' e do 'emergente'.
Frazer, por seu lado, também desenvolveu investigação impressionante, que inclui a concepção do 'Universal Constructor' - que o próprio Pask reconheceu como uma expressão notável do então emergente 'Ambiente Informacional'. Paralelamente ocorreram um par de revisitas ao projecto 'Generator' de Cedric Price. Investigação sobre as propostas de Frazer permite identificar ter-se ponderado a possibilidade de uma maquete que expressaria uma enorme sofisticação, permitindo uma 'forma auto-replicante de inteligência', e capacidade de adaptação interactiva e evolução.
A nossa investigação clarifica que Pask, por essa altura, pretendeu construir uma 'Animação computacional evolucionária', destinada a ser exibida em paralelo com o 'Universal Constructor' de Frazer.
Pask também redigiu em 1994 o prefácio para um ensaio notável da autoria de Frazer, que consideramos incontornável ... no que se refere a relação entre Arquitectura e Novas tecnologias - 'An evolucionary Architecture'. Este avançou um novo paradigma de Arquitectura, em que esta fica equacionada como uma forma de 'vida artificial'. A nossa investigação evidenciou ainda a curiosa intenção de Pask pouco antes do seu falecimento de escrever um livro complementar sobre o título 'Arquitectura, Cultura (...) e o Ambiente Informacional'. Este título na nossa opinião ecoa as suas conquistas da 'Conversation Theory' e 'Ambiente informativo' e as suas preocupações tardias relacionadas com uma civilização que contemplasse a evolução da cultura, Arquitectura e Pensamento.
Parece plausível propor que o debate contemporâneo sobre o papel da Arquitectura e a função do Arquitecto na sociedade deva incluir estas contribuições no que se refere à emergência da Pós-modernidade.
A agenda arquitectónica contemporânea, focada na nova ordem tecno-cultural da Sociedade da Informação e numa estética do emergente, pode usufruir destas experiências de transacção entre Cibernética, Ciências dos sistemas e computação, ocorridas nos encontros de Cedric Price, Pask e Frazer e em particular nas experiências dos projectos Generator e Japan Net. Ao longo de meio século, essas avançaram contribuições cruciais para um 'Evolving Environmnet', e providenciaram-nos com uma base para a urgente tarefa de especular sobre o futuro da Arquitectura Pós-Moderna numa altura que a disciplina afronta uma Sociedade da Informação pós-global. Um contexto que parece apelar para novas metodologias arquitectónicas que considerem tecnologias evolucionárias e emergentes para o projecto de arquitectura.
Estes aspectos, ..., são apontados no próximo ponto c).
- c -
Constatou-se que a estratégia projectual de Cedric Price visava uma Arquitectura dotada de capacidade de resposta e evolução. Tal intenção justificou o seu envolvimento com Pask e Frazer, duas eminências nos domínios científicos da Cibernética e Computação que perseguiram uma ideia de Arquitectura similar.
A ideia de uma 'Evolving Architecture' parece deter um profundo legado para o contexto actual da Sociedade da Informação. Interessaria pois ... um conjunto de aspectos.
Primeiro, ... a expressão da Sociedade da informação, i.e. da lógica das tecnologias informáticas e das redes de comunicação, ao nível da Arquitectura (e como corolário ao nível do Projecto, Arquitectura e Urbanismo).
Segundo, ... o trabalho de Cedric Price, Gordon e Pask no que se refere ao período tardio que compreende os anos 80 e 90 - i.e. o período de estabilização do modelo da S.I.
Paralelamente ... a relação entre os dois projectos de Arquitectura abordados – o projecto 'Generator' e o projecto 'Japan Net'."
(in: Gonçalo Furtado, Relatório 2006 (Investigaçao com apoio FCT - Co.financiamneto Programa Operacional da Ciência de Inovação 2010), Outubro 2006.)
BIBLIOGRAFIA
Geral:
- Josep Maria Montaner, Arquitectura y Critica, Gustavo Gili, Barcelona, 1999
- Neil Leach (ed.), Rethinking Architecture, London: Routledge, 1999
- Gonçalo Furtado (entrevista a Neil Leach), "Cidades construções escritas e nova politica - Uma conversa de Neil Leah com Gonçalo Furtado", 2004 (pendente)
- K. Michael Hays, Introduction, in: K. Michael Hays (ed.), Architecture Theory since 1968, Columbia Books of Architecture
- Joan Ockman, Introduction, in: Joan Ockman, Architecture Culture 1943-68: A documentary anthology, Rozzoli International Publications Inc., New York, 1993
- Kate Nesbitt (ed.), Theorizing a New Agenda for Architecture: An Anthology of Architectural Theory 1965-1995, Princeton Architectural Press, New York, 199
- Gonçalo Furtado e Pedro Castelo, "Tracing Portugal – emergent architectural practices" (2004), in: A Obra Nasce, Oporto: Universidade Fernando Pessoa. (pendente)
- Gonçalo Furtado (entrevista a Siza Vieira), "Continuity and Rupture", Londres: Architectural Association (leaflet), 2004.
- Neil SPiller " ", in: Gonçalo Furtado e Rui Afonso (ed.), Architecture: Machine and Body, Oporto: FAUP, 2006.
Part A (Textos a ser fornecidos e analisados):
- Gonçalo Furtado, "In between - Proyeto, Teoria y Construción" (2005), in: Carlos Hernandez (ed.), PEI Express, Bogota: PEI (pendente).
- Gonçalo Furtado, "Projecto Critico" (Papper realizado enquanto investigador apoiado pela Fundação Luso-Britânica e pela orientação de Neil Leach na Architectural Association de Londres), Faup/FLB Porto, 2004 (policopiado).
- Neil Leach, (Perface), in: Gonçalo Furtado, Behind the Pencil: The construction of the Critical Project, Bogota: PEI, 2005
Part B (textos a ser fornecidos e analisados):
- Texto a ser fornecido e analisado: Gonçalo Furtado, "Envisioning an Evolving Environment - The Encounters of Gordon Pask, Cedric Price and John Frazer" (Relatório), FAUP (apoiado pela FCT), Oporto, February 2007.
- Terence Riley (ed.), The Changing of the Avant-Garde: Visionary Architectural Drawings from the Howard Gilman Collection, New York: The Museum of Modern Art, 2002.
- Neil Spiller (ed.), Cyberreader: Critical Writing for the Digital Era, London: Phaidon, 2002.
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