7/2/23

Entendimentos de Teoria

1. Entendimentos de Teoria A UC de Teoria da FAUP - por mim concebida em 2007/2008 – baseia-se num determinado entendimento de Teoria de Arquitectura. Entendimento de Teoria próximo a um conjunto de teóricos (2 espanhóis e dois ingleses) cuja obra se estudou, a quem nos aproximámos e entrevistámos. Em primeiro lugar, Ignasi Sola Morales, teórico espanhol e professor falecido da ETSAB da UPC em Espanha. Personagem influente para a Escola do Porto, pela proximidade das duas escolas carácter especulativo da escrita das suas obras, e seu uso frequente em disciplinas de Teoria entre outras no Porto. Sola Morales, dirigiu Programa de mestrado e com ele estudámos em 2000, e com a sua obra mantivemos contacto, traduzindo com autorização da família o seu “Corpos ausentes” para livro de FAUPpublicações de 2006, bem como seu texto “Arquitectura liíuida” incluído nas actas de CAC 2008; incluindo registo escrito em ensaio publicado (?) na Footprint da Delft University (com base em versão inicialmente delineada para memorial organizado por Montaner). Posteriormente, aquando pandemia, tive o privilégio de partilhar um pouco aula aberta da UC com Pau Sola-Morales sobre a relevância do trabalho teórico de Igansi. Salienta-se pela relevância para ensino de Teoria e UC o “Introdução à arquitectura” (UPC, ?), e a suas cartografias arquitectónica e urbana mediante respectivamente os seus escritos para a Any e UIA96./ Em segundo lugar, Josep Maria Montaner, teórico espanhol e professor na ETSAB da UPC em Espanha. Personagem influente para a Escola do Porto, pela proximidade das duas escolas, carácter pedagógico da escrita das suas obras, e seu uso frequente em disciplinas de Teoria entre outras no Porto. Montaner integrou o círculo de Ignasi Sola Morales, com quem estudámos no mestrado Metropolis em 2000, e com ele mantivemos algum contactos em Barcelona e no Porto (convidado em evento na FAUP, aula aberta da UC, indicado ao CC para supervisor de Posdoc então suspenso, etc), incluindo registo escrito de entrevista publicada (200s?). Salienta-se pela relevância para ensino da Teoria e UC o seu “La modernidade superada …”, e “Critica”, etc./ Em terceiro lugar, Kenneth Frampton, teórico e professor jubilado na Columbia University nos EUA. Personagem influente para a Escola do Porto, pela proximidade do defendido na escrita das suas obras com o cariz da escola – uma história moderna crítica, um regionalismo crítico e uma tradição tectónica – e seu contributo para a visibilidade internacional da escola do Porto. Frampton provem do círculo da AA, onde desenvolvemos investigação com Bolsa Eastagaugh” (?) em 2003, e com ele mantivemos alguns contactos (visitas à Columbia Univesity/Avery Library em 2003, encontro no Porto em 2023), incluindo registo escrito de entrevista publicada (201). Salienta-se pela relevância para ensino de Teoria e UC, o seu “História crítica da arquitectura moderna”, e “Studies in tectonic culture” etc./ Em quarto lugar, Neil Leach, teórico e professor na Europa e EUA. Personagem influente para a Escola do Porto, pelo carácter pedagógico da escrita de obras suas para o ensino de Teoria contemporânea, e por ter supervisionado a investigação “A construção do projecto critico” (2003) que está na base do programa da UC. Leach provem de círculo da AA, e com quem mantivemos alguns contactos em Barcelona e no Porto (convidado em eventos na FAUP, indicado para supervisor de investigação de 2003, e com ele mantivemos contactos (investigação em Londres, encontros em Barcelona e eventos no Porto 2008 etc), incluindo registo escrito de entrevista publicada (?). Salienta-se para o ensino de Teoria e UC, o seu reader (?) e o texto/perfácio incluído na “Construção do projecto cítico) etc.

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