1/1/21

NOTAS A PROPÓSITO DE NUNO PORTAS, BEM COMO DA ESCOLA DO PORTO (EM TEMPOS DE COVIDIS)

 NOTAS A PROPÓSITO DE NUNO PORTAS, BEM COMO DA ESCOLA DO PORTO (EM TEMPOS DE COVIDIS) 

Gonçalo Furtado, Dezembro 2020

 

i.

Entre as primeiras construções de arquietctura  modernas encontra-se o IST de Pardal Monteiro (30/40s), notável centro da engenharia portuguesa, como cresci a ouvir o meu pai dizer. É no mesmo contexto Lisboeta, que operava o LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil - um dos centros cruciais da ciência nacional, ainda que tenha surgido polo no Porto. LNEC e IST estes que refletirão, entre o pós-guerra e os anos 60/70 avanço rumo á integração do novo mundo da computação, e sua história que deambulará entre o que podemos denominar por IA e SOC. 

 

ii.

Já no dominio da crítica de Arquietctura, Nuno Portas emerge como figura crucial; e nos 60s, as problemáticas teórico-criticas nacionais recentraram-se nas metodologias de projecto, respondem às necessidades habitacionais etc,  

Salientar que Portas viria a ser acolhido como investigador "oficial" do LNEC, ainda que fosse uma figura proveniente da arquitectura (área então sem grande reputação em termos de investigação "cientifica"), numa altura em que o próprio detinha já protagonismo como professor bem como crítico de arquitectura e outras áreas em publicações da especialidade.  

Portas integrará ainda o 1º governo provisório, e conceptualizará o SAAL - Sistema ambulatório de apoio local - como programa de habitação social visando resposta à carência no período pós-democrático (No LNEC saliente-se ainda a contribuição do então estagiário arquitecto Alexandre Alves Costa, que viria a assumir na Porto também papel no seio do SAAL). SAAL cuja importância de resto, diga-se em conjunto com a singularidade do portuense Alvaro Siza Veira, seria motor crucial também para a visibilidade internacional que a arquitectura portuguesa hoje possui internacionalmente'.

 

iii.

Já o relevo da investigação de Portas dos anos 60/70, esse centra-se no original cruzamento na cultura arquitetónica (pelo menos) nacional, isto é, de uma linha de pensamento marcada pelo reforço do papel do arquitecto desde a resposta a habitação do pós-guerra, e as preocupações sociais dos anos 60/70 (recordando que Portas contactava com o círculo da nova 'sociologia' nacional de então); com os enfoque na metodologia de projecto (os “design methods” do mundo anglo-saxónico  etc) e das promessas da computação. Protagonismo que se ampliou ao longo da vida, numa multiplicidade de enfoques rumo a uma maior conceptualização/desmaterialização/despersonalização - que vão da crítica de arquietctura e promoção de arquitectos singulares desde os 50s; à habitação evolutiva e métodos/metaprojecto dos 60/70s; ao urbanismo e regulamentação entre os anos 70/90s; até à condução do conselho científico da Escola do Porto, onde, até à sua jubilação, nao deixou de também revelar a sua inteligência (veja-se a sequência de planos de estudos...).

iv.

Podemos dizer que hoje a pandemia/confinamento, implicou uma reconfiguração espaço-funcional do doméstico que justifica investigação. O pretexto não será hoje perseguir low-cost-housing, mas antes reconfigured housing interiores'. Numa altura em que nos afastámos da carência dos anos 60/70, da especulação pós-moderna das décadas seguintes, urgem agora reflexão sobre a domesticidade contemporânea e novos modos de habitar.

Já no que á Escola do Porto se refere, o confinamento, simultaneamente legitima um certo vazio do silêncio, quiçá o reivindicar de algum impulso transformador (após uma antecedente década de ascetismo branco), mas seguramente a necessidade de uma re-credibilização em tempos congelamentos de progressão, obrigatoriedade de avaliações anuais, repartições de poder, acenar de desconhecidos, e um futuro incerto.  

Acrescendo a 4 pequenos textos escritos durante a Pandemia - sobre Alexandre Alves Costa, Manuel Correia Fernandes, Domingos Tavares e Francisco Barata - cumpria-me agora (com o presente inicio da "vacinação") o presente apontamento sobre o protagonista Nuno Portas.  

 


No comments: