9/17/07

Abstract portugues para FJ / AP.

Antevendo um ambiente evolutivo – Os encontros de Gordon Pask, Cedric Price e John Frazer (Dissertação de doutoramento)
Gonçalo Miguel Furtado Cardoso Lopes. Orientado por Neil Spiller and Iain Borden
Bartlett School of Architecture - U.C.L. Faculty of the Built Environment, 2007


Resumo
Esta tese providencia uma historia de transacoes entre arquitectura e os campos da cibernetica, investigacao de sistemas e computacao. Em particular, foca os encontros dos profissionais britanicos – Gordon Pask, Cedric Price e John Frazer – e providencia uma descricao de dois projectos arquitectonicos de excelencia relacionados com sistemas e computacao – Generator e Japan Net. Tambem enlatece a relevância arquitectónica desses encontros e a importância do seu legado contemporâneo – a genese do paradigma sistémico e computacional no projecto arquitetónico e a promoção de um ambiente evolutivo. A tese é baseada sobretudo em investigação do arquivo pessoal de Gordon Pask (acolhido pela Sra Amanda Heitler) e os Cedric Price Arquives (acolhidos pelo Canadian Centre for Architecture).
A tese esta dividida em três partes. A primeira parte parte relaciona-se com desenvolvimentos iniviais envolvendo cibernética e arquitectura. Tal inclui a carreira de Pask e o desenvolvimento de um second-order cybernetics, tal como a postura seminal de Price e a promoção de uma arquitectura impermanente aberta a participação do usuário. A segunda parte providencia uma descrição completa do projecto Generator de Price. Tal foca as várias fases e consultadorias do projecto, e enaltece a contribuição de John e Julia Frazer como coonsultores em sistemas, que levou este projecto a ser reconhecido como o primeiro edificio inteligent. A terceira parte foca a emergância do ambiente informacional e os reencontros e concretizações posteriores de Pask, Price e Frazer. Tal inclui revisitas ao projecto Generator, uma descrição completa da proposta a competição Japan Net, tal como indica ideia notáveis sobre instalações evolutivas e ensaios de tanto Frazer como Pask.
Torna-se claro que a actual agenda arquitectónica, focada na nova ordem tecno-cultural da Sociedade da Informação e uma estética do emergente pode beneficiar dessas transações, encontros e projectos.

No comments: