9/28/07

Proposal for a second PEI, December 2004

PROGRAMA DE ESTUDOS INTERNACIONAIS – WORKSHOP
INDETERMINACY DESIGN AND CRITICAL SPACE”
Gonçalo Furtado e CH


1 - AMBITO
“INDETERMINACY DESIGN AND CRITICAL SPACE”é um workshop que se insere dentro de parámetros e objetivos de uma formação geral em Design e Arquitectura que permita projectar com consciencia critica na complexidade da contemporânea.
“INDETERMINACY DESIGN AND CRITICAL SPACE” é uma sequela mais prática do anterior Workshop, e evoluciona agora ‘a escala do “Artefacto” e o “Espaco Critico”
“INDETERMINACY DESIGN AND CRITICAL SPACE”, sonhará com realismo aquilo que poderia ser o complexo da Universidade Javeriana, descontruindo-o propor uma flexibilidade de usos.

2 – METODOLOGIA
...
3 – REFERENCIAS
As sessões TEÓRICAS do workshop baseiam-se no relacionamento do pensamento de Design, Arquitectura, Arte e a Critica Cultural. Os temas serão proximos de “A american utopian urban culture”, “Megastructural Design of indeterminancy”, “Design and Diagrams”.

...
3 – OBJECTIVOS
Para além de objectivos especificos, os objectivos mais gerais do Workshop são:
- Debater como a prática do Design e Arquitectura comporta a ponderação de múltiplas dimensões culturais e o que é o Pos-colonialismo
- Fornecer bases para intervir projectualmente na compelxidade da cultura contemporanea debatendo as utopias urbanas de importámos da America do Norte
- Entender o que pode ser um ARTEFACTO-ESPACO CRITICO no fenómeno pós-moderna e os processos de relacionamento e significação que lhe são inerentes, intervindo visionariamente num edifcio que usamos quotidianamente percebendo arquitectónicamente que a trasnfromação da realidade é mais possivel do que parece
-- Experimentar as situações que possam permitir estes artefactos e esapcos no contexto cultural e americano sul-americano, permitindo especular de cómo os nossos “petit-recits” arquitetónicos tem capacidade de influenciar uma cultura mais ampla.
- Conhecer o imaginário cinematografico de Almodóvar e debater o facto de que as nossas intervençoes fazem parte (contribuindo ou estagnando) de uma “onda” mais ampla de toda uma comunidade.
- Experimentar nos artefactos dos desenhadores e nos espacos dos arquietctos os cocneitos de utopia, megaestrutura e ideterminacao associados a edificios flexiveis e mutantes com o tempo.

No comments: