10/26/07


PORÉTICA, May 07, 2005
Caro amigo escrivinhador peretico Silva Carvalho
Disfrutei muito a tarde de ontem em redor da tua obra. Queria telefonar-te a desejar-te boa viagem de regresso a Sintra, mas só tenho o teu telefone fixo. Espero que meus comentarios de ontem para os 20 minutos que sugeriras tenham correspondido ao pretendido, apesar do meu cansaço e de que nao previa nem pretendi encaixar-me de forma academica.
Aproveito para te escrever um comentario que pensava agora... gostei mesmo muito da comunicacao do Frias Martins que me pareceu a mais inteligentemente focada na tua obra (penso que algumas abordagens pecavam por focarem a tua obra demasiado sobre as filiacoes-matrizes de cada critico, frequentemente alheias as referencias pos-modernas em que tu proprio incluis o teu trabalho) e tambem a mais honestada e generosamente propositiva. Penso que os comentarios finais que emitiu sobre o futuro da tua obra, reflectiam atender ´com acutilancia a´ espeficidade da tua obra-vida, as caracteristicas do teu acto enquanto escritor-homem e do tenso relacionamento que deverias presistir em manter com a instituicao literaria. Como ele, tambem penso que nao há nada de paradoxal na tua massiva e anti antologica producao, na tua paradoxal dialetica de afrontamento e reclamo de prestigio, etc Essas sao precisamente algumas das caracteristicas motrizes daquilo que escreves e que tenho tido o previlegio de constatar em cada livro que me envias: um problematizar esteticamente conceptual e complexo da vida que ocorre no literario e do literario que te marca a vida.
Deixo um grande abraco amigo, cumprimentos teus, e ficarei sempre aguardado noticias tuas
Gonçalo Furtado

No comments: