writings on architecture, design and cultural studies (incl. oporto school, portuguese architecture, critical project, drawings and photografphy, cedric price, gordon pask, and other stuff...)
9/11/25
Teoria de arquitetura, A experiência de práticas pedagógicas inovadoras e multimédia.
Gonçalo Furtado, et al; Teoria de arquitetura, A experiência de práticas pedagógicas inovadoras e multimédia.(Abstarct Porto:PIP(, 2024
Resumo
O presente texto resulta da candidatura ao prémio “Prática Pedagógica Inovadora (PPI)”, centrando-se na unidade curricular (UC) de “Teoria 1” do Mestrado Integrado em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, regida desde 2008 por Gonçalo Furtado Lopes. Em destaque está o desenvolvimento de uma metodologia inovadora para o ensino prático da “Teoria” de arquitetura, dirigida a estudantes do 2º ano de um curso/área com forte componente prática. Esta abordagem pedagógica apresenta ainda potencial para ser complementada, no futuro, com suportes multimédia.
Neste contexto, a UC tem promovido, desde sempre, um ambiente de trabalho em formato de “atelier”, aliado ao desenvolvimento de uma metodologia baseada em investigação faseada, orientada para a aquisição de objetivos, conhecimento e competências, culminando na elaboração de um ensaio no final de cada semestre. Desde o ano de 2020, exponenciou-se a utilização do MOODLE como suporte pedagógico, e, no ano letivo de 2023/24, foi disponibilizado e implementado o Manual da UC, documento elaborado progressivamente pelo regente ao longo dos anos.
Ambiciona-se, para o futuro, a evolução do manual da UC para um formato multimédia, designadamente sob a forma de um hipertexto interativo dotado de links, permitindo que cada aluno - usando interfaces tecnológicas pessoais como um tablet ou telemóvel etc. - navegue de modo lúdico no manual e aceda expeditamente aos seus conteúdos escritos e gráficos.
Abstract
This text is the result of an application for the “Innovative Teaching Practice (PPI)” award, focusing on the “Theory 1” course unit of the Integrated Master’s Degree in Architecture at the Faculty of Architecture of the University of Porto, taught since 2008 by Gonçalo Furtado Lopes. It highlights the development of an innovative methodology for the practical teaching of architectural ‘Theory’, aimed at 2nd-year students of a course/area with a strong practical component. This pedagogical approach also has the potential to be complemented in the future with multimedia supports.
In this context, the UC has always promoted a workshop-style working environment, combined with the development of a methodology based on phased research, geared towards the acquisition of objectives, knowledge and skills, culminating in the preparation of an essay at the end of each semester. Since 2020, the use of MOODLE as a pedagogical support has increased exponentially, and in the 2023/24 academic year, the UC Manual, a document progressively developed by the conductor over the years, was made available and implemented.
The aim for the future is to develop the UC manual into a multimedia format, namely in the form of an interactive hypertext with links, allowing each student - using personal technological interfaces such as a tablet or mobile phone, etc. - to navigate the manual in a playful way and quickly access its written and graphic content.
Palavras-chave
Arquitetura, Teoria, Pedagogia, Inovação
Keywords
Architecture, Theory, Pedagogy, Innovation
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment